O que são custos indiretos?

O que são custos indiretos?

Ou seja: é aquele custo que não precisa de nenhum critério para ser apropriado, ele possui um valor ou uma proporção pré-definida. O custo indireto, por sua vez, é aquele que demanda algum critério de apropriação ao produto.

O que é custo indireto exemplos?

Outros exemplos de custos indiretos Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.

O que compõe o valor CIF?

A sigla CIF (Cost, Insurance and Freight) significa "custo, seguro e frete". Nesse tipo de negociação internacional, a responsabilidade pelo pagamento do seguro e do frete é do fornecedor, sendo esse o responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o frete marítimo.

O que compõe o VMLE?

VMLE (valor FOB) Trata-se do Valor da Mercadoria no Local de Embarque. É o valor da mercadoria e outras despesas anteriores ao embarque.

O que compoe o valor do produto na importação?

II. O campo “Valor Total dos Produtos”, consignado na Nota Fiscal de importação, deve ser preenchido com o valor da mercadoria, acrescentado do seguro internacional e do frete internacional – isso é, equivalente ao valor aduaneiro da mercadoria consignado na Declaração de Importação.

O que compõe a base de cálculo do ICMS na importação?

O ICMS na importação possui uma fórmula para obter sua base de cálculo: (valor aduaneiro + II + IPI + PIS + Cofins + taxa do Siscomex + despesas ocorridas até o momento do desembaraço aduaneiro) / 1 – alíquota devida do ICMS). Após obter o resultado da fórmula base, multiplica-se o valor pela alíquota devida.

O que são despesas acessórias na nota fiscal de importação?

DESPESAS ACESSÓRIAS 2.

Como colocar despesas acessórias em nota fiscal?

Como colocar Despesas Acessórias na NFe?

  1. Acesse sua NFe que está sendo gerada.
  2. Clique em: F7(Impostos) | Informar Desp. Acessórias.
  3. Informe o valor da despesa no campo desejado, e clique em OK, Confirmar Valores.
  4. Verique os valores inclusos se estão certo.
  5. Pronto, sua Despesa Acessória informada na NFe foi concluída. Artigos que você pode estar interessado.

O que é VMLE na declaração de importação?

VMLD: Valor da Mercadoria no Local de Descarga. É o valor do VMLE acrescido do frete e do seguro. Também conhecido como valor CIF.

O que é VCMV?

CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida. Sim, tudo tem um custo, até o que já foi vendido. O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. ... Esse é o CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida do seu produto.

Como calcular o valor FOB na importação?

Os principais dados que influem em como calcular o valor FOB são:

  1. peso do produto (e ainda o tamanho ocupado por ele);
  2. valor do produto;
  3. distância percorrida;
  4. modais do transporte;
  5. pedágios e tributos.

Como calcular o valor aduaneiro na importação?

Na maioria das vezes, o valor aduaneiro da mercadoria é encontrado a partir do seu valor FOB (Free on Board), acrescido dos valores do frete e seguro internacionais, convertendo-se esses valores para Reais, por meio da taxa de câmbio do dia do registro da importação.

Quais os custos que integram o valor aduaneiro da mercadoria importada?

Ou seja, o valor aduaneiro é a soma do valor pago pela mercadoria, mais os seguros internacionais, custos logísticos e movimentações realizadas dentro do porto. Existem duas categorias de tributos que incidem sobre os itens importados: a estadual e a federal.

Qual o valor do desembaraço aduaneiro?

Atualmente o valor mínimo de referência destes honorários gira em torno de R$ 100,00 e 150,00, e a partir disso os valores podem variar de acordo com a estrutura oferecida pelo despachante aduaneiro, bem como o tipo de contrato estabelecido entre os clientes e este prestador de serviços.

Qual a base de cálculo do PIS e Cofins na importação?

PIS/COFINS Importação = A x V x Z V = valor pago, creditado, entregue, empregado ou remetido para o exterior, antes da retenção do IRFonte e do ISS.

Quais são os impostos incidentes na importação?

Os cinco tributos para realizar a importação empresarial são:

  • II (Imposto de Importação);
  • IPI (Impostos de Produto Industrializado);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para Fins Sociais) e.
  • ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços).

Quais impostos incidem sobre importação de serviços?

Impostos que Incidem na Importação de Serviços

  • IOF - Imposto sobre Operações Financeiras. ...
  • ISSQN - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza. ...
  • CIDE - Contribuição e Intervenção no Domínio Econômico. ...
  • IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte.

Como calcular impostos sobre importação de serviços?

A Lei Complementar nº 116/2003, em seu artigo 1º, § 1º, dispõe sobre a incidência do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre a importação de serviços....
AlíquotaTributo
2 a 5%ISSQN
10%CIDE
15% (em regra)IRRF
36,63% a 39,63%Total da Carga Tributária sobre importação de serviços

Como funciona a tributação de importação?

A alíquota do imposto de importação é de 60% do valor do produto acrescido de frete e seguro, conforme dispõe a Portaria MF 156/99 em seu artigo 1º. ... Caso seu pacote tenha mais de um produto, o imposto será calculado sobre o valor total da encomenda, não importando a quantidade de itens ou preço individual de cada um.

O que é importação de serviços?

A importação de serviços consiste na contratação de serviços que podem ser executados no exterior ou diretamente no Brasil, mas com pagamento para fornecedor localizado no exterior.

O que é uma exportação de serviços?

A exportação de serviços ocorre quando o pagamento é feito fora do território nacional. Diferentemente da transação internacional de mercadorias, não existe a necessidade de que ocorra uma movimentação entre fronteiras de pessoas ou de equipamentos para que esse tipo de exportação seja caracterizada.