O que estuda a isomeria química?

O que estuda a isomeria química?

A isomeria, um importante ramo da Química Orgânica, refere-se ao estudo de compostos orgânicos (isômeros) que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, suas moléculas possuem os mesmos elementos químicos e na mesma quantidade, porém, diferenciam-se na sua estrutura ou na disposição dos átomos no espaço.

Como identificar uma isomeria?

Veja cada caso: 1. Isomeria plana ou constitucional: Os isômeros desse tipo possuem a mesma fórmula molecular e se diferenciam pelas fórmulas estruturais planas. Existem cinco casos de isomeria plana: função, cadeia, posição, metameria e tautomeria.

Como saber se uma molécula apresenta isomeria óptica?

Tem mais depois da publicidade ;) Portanto, esses dois compostos são isômeros ópticos. Um modo de verificar se a molécula de determinado composto realiza atividade óptica é por observar se a molécula possui algum carbono assimétrico (C*), isto é, que possui 4 ligantes diferentes.

O que determina a atividade óptica de uma substância?

Resposta. Se a substância for assimétrica (em química orgânica, possuir um carbono quiral), a luz sofre desvio. Caso contrário, ela passa direito sem desviar o plano de vibração da luz polarizada.

O que se entende por antípodas ópticas?

Também chamados de antípodas ópticas, enantiomorfos ou moléculas quirais, são moléculas orgânicas que apresentam a capacidade de desviar o sentido da luz polarizada para a esquerda ou para a direita.

Como saber se é Enantiomero?

Uma forma de identificar se os compostos são enantiômeros é verificar se a molécula é assimétrica por possuir pelo menos um carbono quiral, ou seja, que possui todos os ligantes diferentes entre si.

Quantos Estereoisomeros?

Um carbono assimétrico é aquele que está ligado a quatro substituintes diferentes. Um substância com um carbono assimétrico pode existir como dois diferentes estereoisômeros. Os dois isômeros são análogos à mão direita e à esquerda. Moléculas de imagen especular não sobreponível são chamadas de enantiômeros.

O que significa R na fórmula química?

Reação completa - Reação que só termina macroscopicamente quando pelo menos um dos reagentes é totalmente consumido. Reação química - Processo através do qual se obtêm novas substâncias (os produtos da reação) a partir da transformação das substâncias iniciais (os reagentes). ...

Como identificar um composto meso?

É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...

Quantos centros assimétricos possui a estrutura da talidomida?

A talidomida é um fármaco que possui dois isômeros ópticos, sendo que um atua como sedativo e o outro causa deformações em fetos, sendo, portanto, proibido para grávidas.

Quais os átomos que formam a talidomida?

A estrutura da talidomida tem um carbono que chamamos de centro quiral ou assimétrico. O carbono quiral da talidomida é aquele que se liga ao nitrogênio (C*-N) e, dessa forma une o anel piperidinil ao isoindole (Figura 1). Dizer que ele é quiral ou assimétrico significa que todos os seus substituintes são diferentes.

Qual a fórmula do talidomida?

C13H10N2O4

O que foi o desastre da talidomida?

A tragédia da talidomida, no final dos anos 1950, foi um divisor de águas na regulação de medicamentos. Ela foi descoberta na Alemanha em 1953 para ser agregada a antibióticos, mas foi reconhecida mundialmente após 1957 como sedativo e hipnótico.