O que é índice terapêutico e janela terapêutica?

O que é índice terapêutico e janela terapêutica?

O termo relacionado janela terapêutica se refere à faixa de valores de doses que otimizam o equilíbrio entre a eficácia e a toxicidade do medicamento, de forma a atingir o melhor efeito terapêutico sem levar a efeitos colaterais ou toxicidade consideradas inaceitáveis.

O que é mais seguro fármacos com estreita ou larga janela terapêutica?

■ ÍNDICE TERAPÊUTICO Trata-se de uma relação de doses determinadas experimentalmente: a menor dose capaz de induzir um efeito indesejável (tóxico) e a dose ne- cessária para o efeito terapêutico. Quanto maior for o índice terapêutico (IT), mais seguro será o xenobiótico e maior a “janela terapêutica” do me- dicamento.

O que são medicamentos de baixo índice terapêutico?

Substância de baixo índice terapêutico: são aqueles que apresentam estreita margem de segurança, cuja dose terapêutica é próxima da tóxica.

Qual a importância farmacocinética do conhecimento do índice terapêutico de um farmaco?

Farmacocinética Clínica A importância da farmacocinética no atendimento do paciente se baseia na melhora da eficácia terapêutica que pode ser obtida pela aplicação de seus princípios ao escolher e modificar a posologia.

O que é eficácia farmacológica de um farmaco?

Na farmacologia, a eficácia descreve a resposta máxima que pode ser conseguida com uma droga. O efeito da droga é traçado contra a dose em um gráfico, dar a curva da dose-.

Em que consiste o índice terapêutico de um farmaco e como ele pode ser utilizado como um indicador para a segurança deste fármaco?

O índice terapêutico de um fármaco é a razão entre a dose tóxica e a dose capaz de produzir a resposta clinicamente desejada. Na prática, o índice terapêutico é calculado a partir da razão entre a dose letal da droga para 50% da população (DL50), pela dose mínima efetiva em 50% da população (DE50).

O que é a janela terapêutica de um medicamento?

Janela terapêutica → é a extensão de tempo em que a concentração do medicamento oferece o desejado efeito: quando reduzida, o efeito está aquém do desejado e, quando acima, aparecem os efeitos tóxicos.

O que é dosagem em Farmacologia?

Dosagem é a dose do medicamento, a frequência de administração e duração do tratamento. Entende-se por dose do medicamento, a quantidade capaz de provocar uma resposta terapêutica desejada no paciente, preferencialmente sem outras ações (efeitos colaterais) no organismo.

O que é potência de um medicamento?

A potência (força) refere-se à quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito, como o alívio da dor ou a diminuição da pressão arterial.

Qual a diferença entre potência e eficácia de um medicamento?

A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima. A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.

O que significa dizer que um fármaco é mais potente que o outro?

O conceito de potência está relacionado a quantidade de medicamento (geralmente expressa em miligramas) necessária para produzir um determinado efeito. De acordo com a imagem, o fármaco A é considerado o mais potente, já que atinge a mesmo efeito que os outros em uma concentração menor.

Qual a relação do receptor com a célula?

Receptores intracelulares são proteínas receptoras encontradas dentro da célula, normalmente no citoplasma ou no núcleo. ... O ligante atravessa a membrana plasmática e se liga ao receptor no citoplasma, Então, o receptor vai para o núcleo, onde se liga ao DNA para regular a transcrição.

O que são farmacos específicos e Inespecificos?

Um clássico exemplo de fármacos estruturalmente inespecíficos são os antiácidos, que atuam aumentando o pH estomacal através da reação de neutralização, sem interagir com um receptor específico. Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados.

O que são fármacos estruturalmente específicos?

Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efeito biológico.

Como os fármacos podem ser classificados?

Os fármacos podem ser classificados de diversas formas: de acordo com a estrutura química, de acordo com a ação farmacológica, de acordo com a ação sobre os sistemas fisiológicos e como fármacos ou pró-fármacos, entre outros.