O que é uma fauna marinha?

O que é uma fauna marinha?

A fauna marinha contém seres curiosos que habitam as áreas costeiras e os oceanos do planeta. Conheça alguns exemplos. ... O Brasil possui 9% de toda a diversidade animal do planeta, o que representa mais de 116 mil espécies. Esse episódio percorre o território nacional...

O que é a flora marinha?

A flora marinha abrange quase que totalmente organismos que designamos popularmente de algas. As algas são seres clorofilados, muito simples, sendo desprovidos de condução de seiva no seu corpo e também sem raiz, caule, flor, fruto e semente, vivendo essencialmente dentro da água ou em ambientes úmidos.

O que é a vida marinha?

Aproximadamente 71% do planeta é feito por água, isso significa que no ambiente marinho existe muitas vidas que ainda não foram descobertas e registradas. A biologia marinha é o estudo dos seres vivos que tem como habitat o meio marinho.

Como são classificados os organismos marinhos?

Os organismos marinhos podem ser classificados tendo em conta a zona do oceano que ocupam. Os organismos que vivem associados ao fundo do mar são denominados de espécies bentónicas ou bentos. ... As espécies que ocupam o domínio pelágico dividem-se, de uma forma geral, em dois grupos – o nécton e o plâncton.

Como podem ser classificados os seres vivos presentes nos mares e oceanos de acordo com sua mobilidade?

Dessa maneira, os seres marinhos estão classificados de três formas, são elas: Plânctons - seres minúsculos, carregados pelas correntezas, estão divididos em fitoplânctons e zooplânctons. Néctons – Animais que nadam livremente, presentes nesse grupo estão os mamíferos, os répteis, os peixes, etc.

O que é o que é plâncton?

O plâncton é composto por organismos que ficam suspensos na água e engloba seres fotossintetizantes e pequenos animais. O termo plâncton, do grego planktos, significa “errante” e retrata bem esse grupo de organismos, uma vez que esses vivem em suspensão na água.

O que significa Betônico?

Organismos bênticos ou bentônicos são aqueles que vivem associados ao substrato (consolidado ou não), seja em ambientes marinhos, salobros ou dulcícolas. Esses organismos distribuem-se dentro ou sobre os sedimentos, fixos sobre rochas e demais tipos de substratos, como por exemplo corais.

Qual a função desse revestimento para as algas?

Possuem parede celulósica recoberta por alginato, o que fornece à alga resistência e flexibilidade para suportar choques mecânicos. Em certas espécies de Padina, as paredes ainda podem ser impregnadas de carbonato de cálcio.

Como funciona a fotossíntese das algas?

Elas não têm caules nem folhas, e suas raízes são diferentes das raízes das plantas. ... Assim como as plantas, porém, as algas produzem seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese. A fotossíntese libera oxigênio no ar.

Como ocorre o processo de reprodução das algas?

A reprodução das algas Nas algas unicelulares a reprodução assexuada ocorre por divisão binária, com um indivíduo dando origem a dois outros. No caso das algas multicelulares, esse tipo de reprodução pode ocorrer por fragmentação do talo, como é comum nas algas filamentosas, ou por zoosporia.