O que são as leis da radioatividade?

O que são as leis da radioatividade?

Lei da radioatividade, ou leis da radioatividade, é um conjunto de normas ou acontecimentos descobertos por Soddy e Fajans. Esses dois cientistas desenvolveram as leis que explicam as transformações sofridas por um núcleo instável de um átomo após emitir radiação alfa ou radiação beta.

O que determina a 1 e A 2 leis da radioatividade?

O texto Primeira lei da radioatividade ou primeira lei de Soddy mostrou a primeira lei geral que corresponde ao que ocorre quando um átomo de um elemento radioativo sofre um decaimento alfa. A segunda lei da radioatividade ou segunda lei de Soddy refere-se ao decaimento beta.

Qual é a primeira lei da radioatividade?

A primeira lei da radioatividade diz que o átomo que emite uma partícula α transforma-se em outro átomo com número atômico menor em duas unidades e número de massa menor em quatro unidades. As emissões radioativas naturais são três: alfa (α), beta (β) e gama (γ).

Onde a radioatividade pode ser aplicada?

Produção de energia elétrica: os reatores nucleares produzem energia elétrica, para a humanidade, que cada vez depende mais dela. Baterias nucleares são também utilizadas para propulsão de navios e submarinos. Aplicações na indústria: em radiografias de tubos, lajes, etc – para detectar trincas, falhas ou corrosões.

Como a radioatividade pode ser utilizada pelo ser humano?

Esterilização de materiais Além dos tratamentos citados acima, há outras importantes utilizações da radioatividade. Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, é usada também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos.

Qual a diferença entre Radiologia e Imaginologia?

A radiologia médica, com seus avanços mais a soma de outros tipos de imagem, como o ultrassom, medicina nuclear, ressonância magnética, tomografia, passou a chamar-se IMAGINOLOGIA, criando assim os novos radiologistas, chamados agora de imaginologistas, e obrigando aos técnicos e tecnólogos a se adaptarem a essa nova ...

O que é a medicina nuclear?

Diferente dos exames de imagem convencionais, como radiografia, ressonância magnética e ultrassom, a medicina nuclear tem como base analisar a função dos tecidos e dos órgãos. Ela avalia a fisiologia e o metabolismo do corpo.