Qual a origem da cidade de Esparta?

Qual a origem da cidade de Esparta?

Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. ... Os dórios invadiram a região e fundaram Esparta por volta do século IX a.C. e transformaram a população local em hilotas, ou seja, em servos. Os espartanos tornaram-se grandes proprietários de terras.

O que era os espartanos?

O exército espartano era a força militar de Esparta, uma das principais cidades-estado da Grécia Antiga. ... Sujeitos ao treinamento militar desde a infância, os espartanos formavam uma das mais temidas forças militares na história da humanidade.

Como se desenvolveu Esparta?

A civilização que deu origem à cidade-estado de Esparta, na antiga Hélade, ou Grécia Antiga, desenvolveu-se no centro da Península do Peloponeso a partir da herança dos povos indo-europeus chamados dórios, que ali se estabeleceram por volta do século X d.C. Esparta, ao lado de Atenas e Tebas, tornou-se uma das ...

Quando Esparta foi fundada?

Esparta
Cidade-Estado
• 900 a.C.Fundação
• 685–668 a.C.Guerra Messênia
• 480 a.C.Batalha das Termópilas

Como era a forma de governo em Esparta?

Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.

Como os espartanos eram educados?

A finalidade da educação espartana era formar guerreiros. Com 7 anos de idade, osa meninos eram afastados das mães e ficavam até os 18 anos em escolas, onde aprendiam ginástica, esportes (corridas, lutas usando o corpo, lançamento de dardos), a ler e escrever e a manejar armas.

Como funcionava o sistema político Diarquia em Esparta?

Os reis da cidade-Estado de Esparta governavam através de um sistema conhecido como diarquia, onde dois reis de família diferentes governavam com iguais poderes. ... Os dois reis tinham poderes absolutamente iguais nas atribuições religiosas, políticas, administrativas e judiciárias.

Porque o Governo é identificado como um governo oligárquico?

Resposta: Esparta tornou-se uma cidade oligárquica porque seus dois reis perderam o poder e os cidadãos passaram a ser cada vez menos representadas as decisões eram tomadas pelos gerontes, de poder vitálico.

Como era a forma de governo de Atenas e de Esparta?

No que diz respeito às instituições políticas, depois da adoção dos regimes monárquico e aristocrático, em Atenas criou-se uma forma de governo democrática. ... Já em Esparta, as questões políticas eram de obrigação de um conjunto de 28 homens, maiores de 60 anos, que formavam a Gerúsia.

Qual era a forma de governo na cidade de Atenas?

Há três grandes períodos da política ateniense: a Monarquia, a Oligarquia e a Democracia, sendo a Democracia a forma de governo que Atenas adotou durante o período clássico.

Quais as principais diferenças entre a formação de Atenas e Esparta e suas características no período clássico grego?

Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.

Quais eram as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma?

Resposta. Diferencas:Em Roma ,homens, e estrangeiros podiam se tornar cidadãos. Em Atenas apenas homens acima de 20 anos com serviço militar completo. ... Em ambas eram considerados cidadãos apenas homens nascidos no local filhos de pais também locais, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direitos civis.

Qual é a diferença entre o alto e baixo clero?

a) O alto clero era o grupo de maior prestígio. Tinha os altos cargos da Igreja. Papas, bispos e arcebispos formavam este grupo. b) O baixo clero era formado por padres responsáveis pelas vilas e aldeias.