O que é o movimento de reconceituação?

O que é o movimento de reconceituação?

Significado de Reconceituação substantivo feminino Ação ou efeito de reconceituar; em que há ou ocorre uma nova conceituação.

Qual foi o ano do movimento de reconceituação do Serviço Social?

1965

Quais as duas vertentes do movimento de reconceituação do Serviço Social?

Assim, a partir do Movimento de Reconceituação, segundo Netto (2001), é desenvolvida uma disputa entre projetos políticos que divergem no interior da profissão. Tal disputa é polarizada por três vertentes teórico-metodológicas denominadas: Modernizadora, Reatualização do Conservadorismo e Intenção de Ruptura.

O que foi o movimento de renovação do serviço social no Brasil?

Este movimento é a busca de respostas às novas condições colocadas para as práticas, modalidades de reprodução e representações profissionais no contexto da modernização do Estado própria da autocracia burguesa.

Como foi o surgimento do Serviço Social no Brasil?

A história do Serviço Social no Brasil surgiu na década de 1930. ... Assim, surgiu em 1936 a primeira Escola de Serviço Social, em São Paulo, coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl, ambas sócias do Centro de Estudos de Ação Social, vinculado a Igreja Católica.

O que é a instrumentalidade no trabalho do assistente social?

RESUMO: A instrumentalidade do Serviço Social é uma propriedade da profissão que possibilita o atendimento das demandas e o alcance de objetivos por meio da objetivação das intencionalidades profissionais.

Quais os níveis em que tem se manifestado a Instrumentalidade do Serviço Social?

Quais os níveis em que tem se manifestado a instrumentalidade do Serviço Social? de ser, pensar e agir na ordem social capitalista. Ela possui duas características fundamentais: o formalismo e a abstração. Ela é a lógica necessária à manutenção da ordem social e tem no positivismo sua mais alta expressão.

Qual a diferença entre instrumental e instrumentalidade no serviço social?

A instrumentalidade também abrange a habilidade do uso dos instrumentos, mas não se restringe a ela. Instrumental: Segundo Martinelli (1994), é um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permite a operacionalização da ação profissional. Instrumento é: A estratégia que se realiza a ação.