Como calcular o raio de uma esfera?

Como calcular o raio de uma esfera?

Caso tenha uma esfera com um diâmetro de 16 cm, encontre o raio dividindo 16/2, chegando ao resultado final de 8 cm. Se o diâmetro for 42 cm, o raio vai ser 21 cm. Caso tenha uma esfera com uma circunferência de 20 m, encontre o raio dividindo 20/2π, chegando ao resultado final de 3,183 m.

Porque a área da esfera e 4-3?

FÓRMULA DO VOLUME DA ESFERA O volume da esfera pode ser calculado através do produto entre a fração 4/3, o número irracional π e a medida do raio R da esfera elevada ao cubo. É claro que para chegar nessa fórmula houve um processo de dedução com base no volume de outros sólidos estudados na geometria espacial.

Qual é a área da esfera?

Para calcularmos a área da superfície da esfera utilizamos a seguinte fórmula: ASE = 4 . π . r²

Qual a área de uma esfera cujo raio mede 63 cm?

47.

Como é feita a medição da temperatura da Terra?

Em terra firme, quando precisamos medir a temperatura do nosso corpo, por exemplo, usamos termômetro. Em gravidade zero, a centenas, às vezes milhares de quilômetros de distância, a medição é feita de outra forma e você vai ver como no vídeo do Futurando.

Como é medida a temperatura média do planeta?

Esta propriedade é conhecida como efeito estufa. Graças a ela, a temperatura média da superfície do planeta mantém-se em cerca de 15°C. Sem o efeito estufa , a temperatura média da Terra seria de 18°C abaixo de zero, ou seja, ele é responsável por um aumento de 33°C.

Qual é a temperatura do espaço?

No vácuo total (ausência de matéria), a temperatura despenca para até 272 ºC negativos, 1 grau acima do zero absoluto. “É como medir a temperatura mínima do espaço. Não há local mais frio que esse.

O que mantém a terra aquecida?

O efeito estufa é um mecanismo atmosférico natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a vida na Terra. ... Já a camada de ozônio é uma parte da atmosfera que protege a Terra dos raios ultravioleta (UV) emitidos pelo Sol, raios estes que podem trazer sérios danos aos seres vivos.

Como ocorre o aquecimento da superfície da Terra?

Envolvendo o planeta Terra, há uma camada de gases que chamamos de atmosfera. Os raios solares a atravessam, aquecendo a superfície terrestre que, quando aquecida, libera calor. Uma parte desse calor é absorvida pela atmosfera e a outra parte se perde no espaço.

O que eu posso fazer para ajudar a diminuir o aquecimento global?

Economizar água e energia elétrica pode e deve ser uma preocupação constante no seu dia a dia. ... Para isso, você pode mudar seus hábitos com dicas simples que vão desde a utilização de lâmpadas, fluorescentes em vez de incandescentes até o reaproveitamento de água para lavar o quintal, por exemplo.

Qual é a importância da manutenção da temperatura média da Terra?

Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Isso possibilita a manutenção de uma temperatura média, que permite a existência de vida na Terra.

Qual a importância do equilíbrio térmico para a vida na Terra?

O equilíbrio térmico tem um papel fundamental na vida terrestre. Sem a presença dos gases estufa na atmosfera terrestre, grande parte da radiação térmica do planeta o deixaria, propagando-se para o espaço.

Qual é a importância do efeito estufa natural?

O efeito estufa é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.

Qual a relação entre a estufa é a temperatura?

No fenômeno chamado de "efeito estufa", os gases presentes na atmosfera, como o dióxido de carbono, o vapor de água, e o metano fazem o papel do vidro. Eles permitem que a radiação do Sol penetre na Terra, mas evitam que parte do calor saia. ... Não fosse tal fenômeno, a temperatura média de nosso planeta seria de -19°C.

Qual é a relação que existe entre efeito estufa e aquecimento global?

De acordo com cientistas, a relação entre efeito estufa e o aquecimento global seria pelo crescente lançamento de gases-estufa na atmosfera em atividades humanas. ... Nosso planeta recebe os raios solares, mas aproximadamente 30% deles não conseguem atravessar a atmosfera, sendo refletidos de volta para o espaço.

Qual a relação entre o efeito estufa e as mudanças climáticas?

O efeito estufa é um processo natural da atmosfera. ... Essa diferença provoca o aquecimento da baixa atmosfera, aumentando os efeitos das mudanças climáticas. Para entender melhor como esse fenômeno acontece, assista o vídeo abaixo.