Quais são os tipos de chuva e comente sobre elas?

Quais são os tipos de chuva e comente sobre elas?

As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.

O que faz a chuva cair?

Com o calor, a água deixa a superfície da Terra e passa a se acumular na atmosfera, em forma de vapor. Conforme ganha altitude, esse vapor se resfria e condensa, formando gotículas de água com diâmetros da ordem de 1 milésimo de centímetro.

Como forma a chuva no céu?

Bom, as gotas de água que caem do céu são formadas a partir da evaporação das águas que ao se misturarem com o ar, se elevam. Assim, formam-se as nuvens. Em seguida, as nuvens carregadas de água em forma de vapor sobem pela superfície até encontrar massas de ar frio.

Como a água vira chuva na natureza?

Por conta dessa energia solar a temperatura da água aumenta (a água absorve essa energia) a ponto dela se transformar em vapor, que vai para o ar. Os lagos, os rios e os oceanos contribuem bastante para o processo que chamamos de EVAPORAÇÃO.

O que acontece com a água da chuva?

A água evapora de rios e lagos e volta para o céu (atmosfera), depois cai sobre a terra em forma de chuva, é interceptada pelas folhas das árvores que posteriormente irão fazer o processo de evapotranspiração, infiltra para o subsolo, escoa e abastece rios, lagos e mares.

O que acontece com a água da chuva que cai sobre uma floresta?

Esse vapor-d'água gera chuva sobre a floresta. Em um primeiro momento, a vegetação e o solo absorvem a água. Em um segundo, ocorre o fenômeno conhecido como evapotranspiração: parte da chuva evapora dos solos e as plantas transpiram. ... Mas nem todo esse vapor-d'água permanece estacionado sobre a floresta.

O que acontece se chover muito?

Se chovesse tudo de uma vez, a Terra perderia suas nuvens, que ajudam a segurar o calor junto à superfície. Sem elas, a temperatura do planeta cairia abaixo de zero, formando uma enorme camada de gelo no continente”, afirma o físico Nelson Ferreira, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O que acontece com a água quando chega à estação de tratamento?

A água para ser tratada passa pela estação de tratamento de água (ETA), que é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer a população.

Qual é a importância das estações de tratamento de água?

Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

O que é uma estação de esgoto?

As Estações de Tratamento de Esgoto – mais comumente conhecidas através da sigla ETE – são unidades operacionais do sistema de saneamento que especificamente recebem as cargas poluentes do esgoto e devolvem o efluente tratado a corpos d`água como rios, reduzindo os eventuais impactos ambientais que poderiam ser ...