O que é dormência das plantas?

O que é dormência das plantas?

A dormência consiste num estado de inibição temporária do crescimento das plantas ou partes das plantas (por exemplo: gomos e sementes), que é retomado na presença de determinados estímulos ambientais.

Qual o período de Dormencia das plantas?

A dormência é determinada geneticamente no reino vegetal e é instalada na fase de maturação das sementes ainda na planta-mãe quando esta sofre algum tipo de estresse que a faça “entender” que sua espécie pode estar ameaçada, induzindo assim o mecanismo de bloqueio nessas sementes.

Como fazer escarificação mecânica?

Tabela 1. 2 ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA - Esse método consiste em se fazer pequenas incisões no tegumento das sementes, objetivando facilitar a penetração de água até o embrião e, conseqüentemente, estimular a germinação. É aplicado em sementes de espécies que apresentam média rigidez tegumentar.

O que é quebra de dormência?

Dormência é a condição na qual a semente não germina durante certo tempo, em condições ambientais nas quais a mesma germinaria se não estivesse dormente. A dormência deve ser interrompida por um processo denominado “quebra de dormência”, que torna a semente apta a germinar.

O que significa a palavra escarificação?

Formação de uma escara. Pequenas incisões superficiais cutâneas feitas com escarificador ou com outro instrumento cortante.

O que é escarificação da pele?

A escarificação é um tipo de homeopatia simbólica. Quando o sangue surge sobre a pele, ele é um influxo de realidade para o sujeito que se escarifica, colocando a tensão fora de si.

O que é a escarificação do solo?

A escarificação mecânica do solo consiste em revolver o solo até a profundidade de, aproximadamente, 30 cm com implemento chamado de escarificador, visando o rompimento de camadas compactadas. Essa prática é diferente das operações de gradagem e aração, ocasionando efeitos peculiares no solo.

O que é escarificação na construção civil?

Escarificação preliminar das superfícies com objetivo de garantir boas condições de aderência entre a peça existente e o reparo, retirando-se todo o material deteriorado e desagregado.

Para que serve um escarificador agrícola?

Escarificadores e Subsoladores São equipamentos que trabalham a superfície e a sub-superficie do solo para promover desagregação de camadas compactadas, a fim de facilitar a penetração de raízes das culturas, da água e do ar, para as camadas mais profundas do solo, sem incorporar a matéria orgânica.

Qual a função do cultivador?

Confeccionado em madeira e metal, o cultivador é um equipamento utilizado para escarificar, realizar a amontoa, destorroar o solo e, principalmente, eliminar as ervas daninhas. ... A enxada utilizada para eliminação de ervas daninhas é a do tipo asa de andorinha, já para escarificar e riscar o solo usa-se a de cinzel.

Como funciona o sistema de plantio direto?

O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais.

O que é um sistema de plantio direto?

O Sistema de Plantio Direto (SPD) é uma forma de manejo do solo que envolve técnicas recomendadas para aumentar a produtividade, conservando ou melhorando continuamente o ambiente de cultivo. Suas principais técnicas são: Ausência ou mínimo revolvimento do solo. Cobertura do solo com palhada.

Qual a diferença entre cultivo mínimo e sistema de plantio direto?

O cultivo mínimo é o sistema no qual se utiliza menor mobilização do solo, quando comparado ao sistema convencional. ... Segundo o vocabulário da ciência do solo, o plantio direto é definido como sendo o “sistema de semeadura, no qual a semente é colocada diretamente no solo não revolvido”.

Em que aspecto o plantio convencional é superado pelo sistema de plantio direto?

Como você percebeu, o plantio direto, dispensa etapas de preparo convencional de aração e gradagem. Além disso, o solo sempre estará coberto por restos vegetais de outras culturas, que protegem e nutrem a terra. Por isso, ele é considerado um sistema conservacionista.

Mais tópicos