Quais as células encontradas no tecido cartilaginoso?

Quais as células encontradas no tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz.

O que são as cartilagens e para que servem?

As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos.

O que é cartilagem e ligamento?

LIGAMENTOS - Estrutura de tecido conjuntivo denso com a principal função de prevenir movimentos excessivos ou anormais, além de manter a estabilidade das articulações. CARTILAGEM - O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo.

Onde está localizada a Epifise?

A epífise corresponde às áreas dilatadas (uma inferior e uma superior) na extremidade dos ossos longos, sendo a zona responsável pela articulação com as estruturas ósseas adjacentes. Anatomicamente, a epífise é formada por tecido ósseo esponjoso, revestido, à superfície, por uma camada de tecido ósseo compacto.

O que é a Epifise?

[ Anatomia ] Extremidade de osso comprido, separada, na fase de crescimento, da parte mediana do osso por uma zona cartilaginosa que depois ossifica.

O que é um fêmur?

O fêmur é o osso da coxa, o maior do nosso corpo. Sua extremidade superior é o local onde o membro inferior se articula com a bacia, possibilitando a movimentação do quadril. Esta região, conhecida como fêmur proximal, é sede frequente de fraturas.

Qual a função do rádio no corpo humano?

O rádio articula-se com a ulna e essa articulação permite os movimentos de supinação e pronação, nos quais a cabeça do rádio gira contra a face lateral da extremidade proximal da ulna e o corpo do rádio cruza o da ulna. A possibilidade de pronação e supinação confere maior destreza e força à mão.

O que é o rádio no corpo humano?

O rádio é o osso do antebraço, é o mais curto dos dois ossos do antebraço. Se estende anatomicamente na parte lateral do antebraço, indo do cotovelo até ao lado do punho onde se encontra o carpo. Proximalmente articula-se com o úmero no capítulo deste, distalmente com o carpo e medialmente com a ulna.

Qual é a função do osso ulna?

Na extremidade inferior, ele se liga aos ossos do antebraço, ulna e rádio. A articulação entre o úmero, rádio e ulna é o cotovelo, responsável pelos movimentos básicos do braço, como dobrar.