Quais são os exames imunohematológicos?

Quais são os exames imunohematológicos?

O Imunolab oferece aos seus clientes exames imuno-hematológicos, realizando testes de classificação sanguínea e as provas de compatibilidade entre doador e receptor de sangue para verificar se o sangue doado pode ou não ser transfundido em determinado paciente, bem como exames de referência para fenotipagem e ...

O que é o teste do eluato?

A técnica do Eluato tem como princípio a liberação do anticorpo por ruptura da membrana da hemácia. A técnica do Eluato é utilizada para a identificação de anticorpos quando o TAD está positivo e não foi possível a sua identificação no espaço extravascular.

Como é feito o teste de tipagem sanguínea?

O exame de tipagem sanguínea é um exame de sangue comum feito através da coleta da amostra de sangue de um indivíduo e levado a um laboratório para análise. Coloca-se uma gota de sangue em cima de uma lâmina para cada tipo de antígeno.

O que é pesquisa de D fraco?

Uma característica peculiar do antígeno D é o chamado D Fraco. Consiste numa variante fenotípica do antígeno Rh, que reage fracamente nos testes de tipagem Rh, e que essa menor expressão da proteína RhD na membrana eritrocitária se deve a alterações qualitativas na sua porção intramembranar.

O que é pesquisa de fator RH inclui D fraco?

No início do pré-natal, o médico vai pedir vários exames de sangue de rotina, e um deles é o de tipagem sanguínea, para descobrir qual é seu grupo sanguíneo (A, B, AB ou O) e se você é fator Rh positivo ou negativo. Quem é Rh positivo possui uma proteína chamada antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos.

O que significa D fraco negativo?

O fenótipo D negativo Geralmente, resulta da total ausência da proteína RhD da membrana da hemácia. A causa mais frequente do fenótipo D- é a completa deleção do gene RHD em homozigose. Existem ainda casos de deleção em apenas um dos genes (heterozigose) ou a formação de um gene híbrido da junção de RHD com gene RHCE.

O que é fator D?

Dito de outro modo, o fator D é o hábito de colocar nossos próprios objetivos e interesses na frente dos de outras pessoas, sentindo até prazer pelo fato de fazer mal aos outros. Essa tendência costuma vir acompanhada de desculpas ou justificativas que servem para evitar sentimentos de culpa ou vergonha.

Como fazer o teste do D fraco?

O antígeno D- fraco é uma variante do antígeno D e tão antigênico quanto ele. Realizar a coleta do sangue em tubo com Edta. Após 15 minutos, centrifugar o tubo para separação do plasma em tubo limpo e seco. Lavar as hemácias 3 vezes com solução fisiológica.

Como é classificado o fator RH de um paciente em que o resultado da determinação do fator RH foi negativo e A pesquisa de antígeno D fraco foi positiva?

Existem pessoas RhD positivo, negativo ou fracamente positivo (fator Du). Portanto quando o paciente apresenta fator Rh negativo ou duvidoso deve ser feito a confirmação através do fator Du. Caso apresente Du positivo e Rh negativo o paciente é tratado como RhD positivo ou RhD positivo fraco.

O que quer dizer fator Rh D positivo?

O que caracteriza o fenótipo Rh D positivo é a presença do gene RHD, que diferencia do fenótipo Rh D negativo que no processo de conversão gênica, há deleção total do gene RHD através da “Rhesus Box”, acarretando a ausência total do antígeno D (MCGANN et al, 2012).

Por que certos portadores do fator Rh positivo podem se comportar como Rh negativo após exposição com o antígeno D?

A ocorrência de aloimunização se deve à falta de alguns epítopos do antígeno D em decorrência de variantes alélicas secundárias a mutações de ponto ou a conversões gênicas.

O que acontece se o Coombs indireto for positivo?

Já, no caso de teste de Coombs indireto, o resultado positivo significa que a pessoa tem um anticorpo que pode causar coágulos quando se recebe outro tipo de sangue e, dessa forma, é preciso ter cuidado na hora de fazer uma transfusão sanguínea.

O que fazer se o Coombs indireto deu positivo?

Período pré-natal: Se forem identificados anticorpos anti-D (Coombs indireto positivo), as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco, no qual se determinará a intensidade da hemólise provocada no feto e poderão ser indicados procedimentos invasivos com maior brevidade.

O que é Teste de Coombs Direto?

Usa-se o teste direto de antiglobulina (Coombs direto) para determinar se o anticorpo de ligação de eritrócitos (IgG) ou complemento (C3) está presente nas membranas dos eritrócitos. Os eritrócitos do paciente são incubados com anticorpos anti-IgG humana e C3.