O que significa uma contradição?

O que significa uma contradição?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Ato ou efeito de contradizer(-se); afirmação em contrário do que foi dito. 2 Incoerência entre afirmações atuais e anteriores, entre palavras e ações; antinomia, discrepância, incongruência.

É possível ser e não ser ao mesmo tempo?

“É impossível o mesmo ser e não ser no mesmo, ao mesmo tempo segundo o mesmo”2. A comparação é um expediente válido dentre os métodos científicos. Por ela compreendemos melhor os fenômenos, uma vez que é possível traçar fronteiras, determinar pontos de aproximação e de divergência entre os fatos.

Como se diferenciam o ser daquilo que não pode ser?

1) O ser é idêntico a si mesmo: se o Ser fosse diferente de si mesmo, ele não seria o que “é”. Em outras palavras: se não fosse idêntico a si mesmo, o Ser não seria ele mesmo, o que é impossível, pois, o sernão pode não ser”. ... Além disso, é absurdo pensar que o Ser não é. Por isso, só pode existir um Ser.

O que significa dizer o ser e é o não ser não é?

Na verdade a frase correta é: "O ser é, e o não ser não é". Ou seja, para algo deixar de ser o que era, precisa mudar. ... Dessa forma, como o não ser não é, ele não pode sequer ser pensado. Pois só o que "é", pode ser pensado.

Por que existe o ser e não antes o nada?

Significa para Leibniz apenas que algo existe e, se existe, tem de existir a razão pela qual ele existe necessariamente, em virtude do grand principe, o supremo axioma representado pelo “princípio de razão suficiente” que afirma: nada existe sem que exista e possa, portanto, ser esta- belecida uma razão suficiente para ...

Como representar o nada?

Como uma definição ou um conceito é uma afirmação sobre o que uma coisa é, o nada não é positivamente definido, mas apenas representado, fazendo-se a relação entre seu símbolo (a palavra "nada") e a ideia que se tem da não-existência de coisa alguma. O "nada" não existe, mas é concebido por operações de mente.

Como Leibniz justifica a existência de uma ordem no mundo?

Podemos dizer que Leibniz situa- se nas “antípodas da crença, segundo a qual a criação é uma obra imperfeita e imatura, que deve ser aperfeiçoada” (ESTRADA, 2004, p. 210). Leibniz ordena e organiza sistematicamente o mal. Ele parte de sua permissão em conexão com a criação do melhor dos mundos possíveis.

O quê Leibniz compreende como o melhor dos mundos possíveis na relação com Deus?

Leibniz acreditava que o melhor dos mundos deve apresentar uma maior diversidade e assim possuir o maior número possível de indivíduos. Daí ele não aceitar a existência do vácuo, pois no Universo “quanto mais matéria existir, mais Deus terá ocasião de exercer sua sabedoria e seu poder” (LEIBNIZ, 1988a, p. 238).

Como Leibniz concebe Deus?

Definindo Deus como ' O ser mais perfeito' - sendo a perfeição, segundo o pensador, a totalidade das qualidades ou atributos afirmativos -, Leibniz pretende demonstrar a existência de tal ser a partir da compatibilidade entre dois ou mais atributos afirmativos, pois se todos os atributos afirmativos são compatíveis ...

Como Leibniz concebia a matemática?

Leibniz aperfeiçoou a máquina de calcular inventada por Blaise Pascal, tornando-a capaz de multiplicar e dividir; estabeleceu os fundamentos do cálculo integral e do cálculo diferencial, trabalhando independentemente de Newton; fundou a dinâmica, uma área das ciências mecânicas; trabalhou em dispositivos mecânicos como ...

O que significa Leibniz?

Mónada ou mônada, é um conceito-chave na filosofia de Leibniz. No sistema filosófico deste autor, significa substância "simples' - do grego μονάς, μόνος, que se traduz por "único", "simples". Como tal, faz parte dos compostos, sendo ela própria sem partes e portanto, indissolúvel e indestrutível.

Quem era o pai do cálculo?

A verdade é que Newton e Leibniz descobriram o cálculo de forma independente. Newton entre 1666 e 1669, e já tinha escrito dois livros em 1671.