O que é uma equivalência?

O que é uma equivalência?

Dizemos que duas proposições são logicamente equivalentes quando elas apresentam a mesma informação, embora de maneiras diferentes.

Qual a equivalência do se então?

A questão pede uma equivalência para uma proposição que possui conectivo “seentão…”. O conectivo “seentão…” poderá ser equivalente ao conectivo “ou” ou ao conectivo “se

Qual a diferença de equivalência e negação?

A Equivalência da disjunção nega a primeira, implicando a segunda; E também a inversão das proposições simples de lugar. A Equivalência do condicional nega a primeira OU a segunda; Porém a mais comum é a nega tudo e inverte.

O que é uma tautologia em raciocínio lógico?

Tautologia é quando uma dada proposição é sempre verdadeira, sem exceções. É aquela expressão que, ao montarmos a sua tabela-verdade, sempre irá apresentar a última coluna toda formada por “V's”. Ou seja, trata-se de uma expressão que nunca apresentará valoração “falsa”.

O que é contradição exemplos?

Significado de Contradição substantivo feminino O que se opõe ao que foi dito ou feito anteriormente: caiu em contradição.

O que é tautologia e contradição?

Tautologia é uma proposição cujo valor lógico é sempre verdadeiro. ... A proposição (p Λ q) → (p → q) é uma tautologia, pois a última coluna da tabela-verdade só possui V. Contradição. Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso.

O que é contradição em raciocínio lógico?

Uma contradição é uma proposição lógica composta que é sempre falsa, independente- mente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O caso mais clássico é a proposição p ∧ (¬p).

O que é contingência em raciocínio lógico?

Em filosofia e lógica, contingência é o modo de ser daquilo que não é necessário, nem impossível - mas que pode ser ou não. ... proposições necessariamente verdadeiras ou Tautologias, que devem ser verdadeiras, não importa quais são ou poderiam ser as circunstâncias.

Quais são as principais leis da lógica?

De uma maneira geral, pode-se considerar que a lógica, tal como é usada na filosofia e na matemática, observa sempre os mesmos princípios básicos: a lei do terceiro excluído, a lei da não contradição e a lei da identidade. A esse tipo de lógica pode-se chamar "lógica clássica", ou "lógica aristotélica".

O que é a lógica o que ela investiga?

Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.

Qual princípio afirma que cada objeto e o que é sendo essa coisa idêntica a si mesmo?

O princípio da identidade foi formulado por Parmênides em seus estudos sobre a lógica. Segundo este princípio, todo objeto é idêntico a si mesmo.

Qual é o objeto da lógica e quais são os elementos que a constituem?

A lógica consiste na ciência do raciocínio. Seu principal objeto de estudo é o pensamento, além das regras e leis que fazem o controle do mesmo. Os demais elementos que constituem o pensamento são: conceito, raciocínio e juízo. As propriedades da lógica dizem respeito ao tempo e sua respectiva compreensão.

O que significa dizer que a lógica é um instrumento O que seria um conceito do ponto de vista da lógica?

A Lógica se torna um instrumento pois, é um método do pensamento racional encontrado na Filosofia Analítica que permite organizar o pensamento e desenvolver um ponto de vista racional a partir das situações impostas por ela onde o indivíuo pode achar outros elementos para que possa chegar a uma conclusão, mediante ...

Quais são e o que são conforme a Teoria das Formas platônica os planos de realidade?

Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações.