O que é competência discursiva?

O que é competência discursiva?

Faz-se o desenvolvimento da noção de competência discursiva como capacidade de argumentar racionalmente, de reconhecer o outro e os seus argumentos e de fazer acordos em torno do melhor argumento. Inclui também a capacidade de universalizar o processo argumentativo.

O que é competência genérica?

capacidade de análise e síntese, sensatez, criatividade, aceitação de riscos, decisão, conhecimento técnico, energia, amplitude de interesses, iniciativa, tolerância os estresse, adaptabilidade, autonomia e ética”.

Por que a competência comunicativa contribui para a gestão democrática da escola?

Unidade 8 • A gestão dos processos comunicativos na escola171/185 A competência comunicativa contribui decisivamente para a gestão democrática da escola porque ajuda a reduzir os ruídos de comunicação e porque ela permite às pessoas participarem dos processos comunicativos de forma respeitosa e tomar decisões a partir ...

Qual a importância da escola comunicativa?

Quando a escola opta em utilizar as tecnologias para se comunicar, aumenta a possibilidade de participação desses responsáveis. Assim, consequentemente, melhora o desempenho escolar do aluno, além de melhorar o engajamento entre escola e família. O mesmo acontece no relacionamento entre alunos e professores.

O que diz a LDB sobre a gestão escolar?

De acordo com a LDB (Lei n. 9.

O que diz a LDB sobre gestão democrática?

A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. ... Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; (LDB–Art. 14).

Como fazer uma gestão democrática na escola?

Como se vê, para instituir uma gestão verdadeiramente democrática, é necessário criar espaços de diálogo e dedicar tempo às pessoas, para que os projetos e as questões do cotidiano da escola sejam cuidados por todos, em prol de uma educação de qualidade.

Como deve ser uma gestão democrática?

Uma gestão democrática depende, além de uma comunidade participativa, de um diretor aberto e que estimule a integração de todos no processo de tomada de decisões. Garante-se assim, uma melhora no processo de ensino-aprendizagem, além de encorajar o gestor a enfrentar os desafios cotidianos.

Como a gestão democrática pode contribuir para melhorias na educação?

A gestão escolar participativa e democrática contribui positivamente com a qualidade do ambiente escolar, tendo o gestor à frente da escola como líder que apoia estabelecendo as prioridades, além de organizar, avaliar e participar dos resultados das aprendizagens dos alunos (Lück, 2005).