O que é aço VC 131?

O que é aço VC 131?

RESUMO: O aço VC 131 é um produto muito utilizado no mercado para confecção de matrizes de corte e facas de tesouras de alto rendimento, para cortes de chapas de aço silício e chapas de aço até 4 mm de espessura, estampos para cortes de precisão na indústria de cartonagem e relojoaria, placas de revestimentos de moldes ...

Como temperar aço ferramenta?

Aço ferramenta temperável em água Procedimento: o aço é aquecido à temperatura usual de têmpera , 780 ºC em atmosfera neutra para evitar a descarbonetação. O meio de resfriamento é água fria ou solução salina a 10% para a máxima dureza.

Como temperar aço d6?

Resfriar em: Óleo apropriado, com agitação e aquecido entre 40 e 70 °C. Banho de sal fundido, mantido entre 500 e 550 °C. Ar calmo. Não pode ser temperado em forno a vácuo.

Como temperar aço H13?

– Banho de sal fundido, mantido entre 500 e 550 °C. Nota: O aço H13 pode ser temperado em forno a vácuo. As ferramentas devem ser revenidas imediatamente após a têmpera, tão logo atinjam 60 ºC. Fazer, no mínimo, 2 revenimentos e entre cada revenimento as peças devem resfriar lentamente até a temperatura ambiente.

Como temperar aço D2?

O aquecimento para têmpera do aço D2 deve ser entre 1010 e 1030°C. Recomenda-se pré-aquecer as ferramentas. – Óleo apropriado, com agitação e aquecido entre 40 e 70°C. – Banho de sal fundido, mantido entre 500 e 550°C.

Qual o principal objetivo da cementação?

O tratamento termoquímico de cementação é um dos tratamentos em aço mais antigos. Tem como objetivo aumentar a dureza e a resistência da superfície do aço, deixando o núcleo da peça tenaz.

Qual é o objetivo da nitretação?

Para os aços, o tratamento de nitretação costuma ter como objetivo melhorar as propriedades mecânicas dos materiais, onde aplicação com atrito exige uma superfície da ferramenta com alta resistência ao desgaste. Os principais meios de nitretação na indústria são a plasma e a gás.

O que precisa para endurecer o aço?

Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor. Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material.

Mais tópicos