O que é Opsonização em imunologia?

O que é Opsonização em imunologia?

Opsonização, em imunologia, é o processo que consiste em fixar opsoninas, e.g. imunoglobulinas, em epítopes do antígeno, facilitando a fagocitose. Opson (ὄψον) é a transliteração de uma palavra grega que significa condimento, tempero, molho, ou seja, algo que facilite a digestão.

Qual a importância do processo de fagocitose?

Função da fagocitose Ao considerarmos o sistema imunológico de organismos pluricelulares, como o nosso, percebemos que o processo de fagocitose é um dos principais meios utilizados para a remoção de patógenos (partículas invasoras que causam doenças).

Quais são as importâncias do processo da fagocitose e da Pinocitose?

Resposta. A fagocitose é o englobamento e digestão de partículas sólidas e microorganismos por fagócitos ou células amebóides. A pinocitose é um processo de endocitose em que a célula engloba uma substância em estado líquido, sem ser por difusão, mas por transporte ativo através da membrana celular.

Quais são os componentes e funções da imunidade adaptativa?

A imunidade adaptativa é aquela representada por células ou anticorpos. ... Os principais componentes da resposta humoral são os anticorpos ou imunoglobulinas (IgM, IgG, IgA, IgE e IgD), os quais são produzidos pelos linfócitos B, que se diferenciam em plasmócitos para cumprir tal função.

Como é o mecanismo de infecção de um vírus?

Quando os microrganismos invadem o nosso corpo, aderem à célula e multiplicam ocorre uma infecção. Ou seja, há um desequilíbrio entre as defesas do nosso organismo e o agente invasor que pode ser uma bacteria, um fungo, um parasita ou mesmo um vírus. Neste último caso dar-se-á uma infecção viral.