O que é morfema e Lexema?

O que é morfema e Lexema?

O lexema é a unidade de base do léxico, numa oposição léxico/vocabulário, em que o léxico se põe em relação com a língua e o vocabulário com a palavra (fala). Gramema, na terminologia de B. Pottier, é um morfema gramatical, por oposição aos morfemas lexicais ou lexemas.

O que é Lexema exemplos?

Mas antes de definir lexema vamos apresentar alguns exemplos: As palavras menino, menina, meninos e meninas fazem parte de um mesmo lexema. As palavras cantar, cantei, cantamos, cantarias e cante compõem um lexema verbal. As palavras lindo, linda, lindos, lindas, lindinha e lindíssima integram o mesmo lexema adjetivo.

O que é um Semantema?

Semantema, por sua vez, é o elemento que encerra o significado de uma palavra. Exemplo: agrad-, no caso de agradar, agradável, agradecido, agrado, agradavelmente. É definido também como o “radical” da palavra, a raiz, a parte imutável da palavra.

É exemplo de morfema lexical na estrutura da palavra?

Morfema lexical é o morfema que representa a própria significação externa dos vocábulos. ... O morfema lexical no vocábulo é encontrado no seu núcleo de significação, denominado radical. Exemplos: O verbo comer apresenta o morfema lexical (com-): com-er, com-ida, com-ilança, com-ilão.

O que é a Desinencia do verbo?

Desinências verbais. Desinências verbais são morfemas que, quando juntos aos verbos, indicam sua flexão em número (singular e plural), em pessoa (1. ... São as terminações que os verbos assumem quando conjugados. Dividem-se em desinência número pessoal, desinência modo temporal e desinência verbo nominal.

O que é desinência do infinitivo?

É a vogal que torna possível a ligação entre o radical e a desinência. R: desinência de infinitivo. A junção do radical cant- com a desinência –r no português é impossível, é a vogal temática “a” que torna possível essa ligação.

O que é DMT na língua portuguesa?

São morfemas colocados no final das palavras para indicar flexões verbais ou nominais. Podem ser: Nominais: indicam gênero e número de nomes (substantivos, adjetivos, pronomes, numerais). ... Existem dois tipos de desinências verbais: desinências modo-temporal (DMT) e desinências número-pessoal (DNP).

O que significa a sigla DMT?

Resposta: A sigla DMT significa Distância Média de Transporte.

O que é afixo na língua portuguesa?

Afixos são elementos secundários (geralmente sem vida autônoma) que se agregam a um radical ou tema para formar palavras derivadas. Sabemos que o acréscimo do morfema "-mente", por exemplo, cria uma nova palavra a partir de "certo": certamente, advérbio de modo.

Qual a diferença entre Desinencia e sufixo?

Uma desinência é um sufixo flexional. Também se usa o termo «terminação» para este conceito. ... Por vezes, por terminação entende-se não um sufixo flexional, mas um conjunto de elementos como seja o conjunto formado, nos verbos, pela vogal temática, o sufixo de tempo, modo e aspecto e o sufixo de pessoa e número.

O que é um prefixo é um sufixo?

O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.