O que foram as grandes navegações resposta?

O que foram as grandes navegações resposta?

As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.

O que foi o período das grandes navegações?

Grandes Navegações é o nome que se deu para as expedições de exploração do oceano que aconteceram a partir do século XV. Portugal foi o país que se lançou pioneiramente nessa empreitada, e a conquista de Ceuta, em 1415, é considerada o início das navegações portuguesas.

O que foram as grandes navegações?

As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.

Quais foram os principais motivos das grandes navegações?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

O que foi o pioneirismo português Brainly?

Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. ... Este pioneirismo possibilitou a Portugal conquistar novas terras além-mar (exemplo: Brasil) e fazer uma nova rota marítima rumo às Índias, transformando este país numa grande potência econômica e marítima no século XVI.

Como se explica o pioneirismo português nas navegações?

O pioneirismo português no período das grandes navegações que ocorreu na Era dos Descobrimentos, tem relação com alguns fatores, tais como a formação do Estado Moderno Português a partir de 1385, a influência da presença islâmica na Península Ibérica e a conquista de Ceuta em 1415, o primeiro território português fora ...

O que foi o pioneirismo de Portugal?

O pioneirismo português nas grandes navegações marítimas - que culminaram nas descobertas de novas terras, na expansão do comércio e na propagação da fé cristã - se iniciou em 1385, data da subida ao trono de dom João 1º, conhecido como Mestre de Avis. O reinado de dom João inaugurou em Portugal a dinastia de Avis.

Como podemos explicar o pioneirismo dos portugueses nas grandes navegações?

Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. ... Este pioneirismo possibilitou a Portugal conquistar novas terras além-mar (exemplo: Brasil) e fazer uma nova rota marítima rumo às Índias, transformando este país numa grande potência econômica e marítima no século XVI.

Quais os fatores que explicam o pioneirismo de Portugal?

Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal: náutico; • Interesse da sociedade na expansão do comércio; • Investimentos estrangeiros no comércio; • Posição geográfica. No século XV, Portugal era uma nação politicamente estável.

O que foi o pioneirismo?

-Pioneirismo é quando o país saí á frente em alguma coisa ou seja, quando o país se sobressaí e a Inglaterra se sobressaiu bem em muitos fatos históricos e um deles foi no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores.

Qual elemento contribuiu para o pioneirismo português?

Aliança entre Rei + Burguesia (com a Revolução de Avis); Localização geográfica favorável; Motivação comercial; Avanços técnicos: bússola, astrolábio, mapas, etc.

O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações e a posição geográfica de Portugal?

07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa: ... c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal. d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.

O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações?

A estabilidade política, derivada do apoio da nobreza e do pioneirismo português como estado moderno na Europa; a localização (com amplo acesso ao Oceano Atlântico); A capacidade de sua marinha, com navegadores experientes (Escola de Sagres) e o apoio dos comerciantes enriquecidos pelo comércio na Europa e interessados ...

Qual o objetivo de Portugal com os investimentos em navegação?

Os portugueses buscavam recursos das índias, só que o domínio do mar mediterrâneo estava sob controle dos árabes (se não me engano) , com isso Portugal precisava contornar a África para chegar nas índias, assim começaram os investimentos em tecnologia para navegação, e surgiu a Escola de Sagres, a qual era destinada a ...

O que explica o pioneirismo de Portugal nas navegações pelo Oceano Atlântico?

Portugal foi o pioneiro nas grandes navegações e descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. ... Este pioneirismo possibilitou a Portugal conquistar novas terras além-mar (exemplo: Brasil) e fazer uma nova rota marítima rumo às Índias, transformando este país numa grande potência econômica e marítima no século XVI.

Qual era o principal objetivo dos portugueses?

Resposta. Ser o pioneiro em navegações para comércio e lucro de Portugal. Eram interesses econômicos com a Índia e suas especiarias, principalmente. Para chegar a Índia, precisavam se locomover pelos mares.

Qual foi o motivo de Portugal não poder navegar pelo Mar Mediterrâneo?

Resposta. Por causa dos Árabes, que também eram chamados de Mouros, eles dominavam a região do Mar Mediterrâneo.

O que os portugueses sabiam da navegação oceânica?

Associação entre o Progresso Marítimo Português e o Empenho do Brasil em uma Conquista europeus a quase todas as regiões que tinham acesso marítimo, e deram origem a uma nova concepção geográfica do pequeno - para o mundo como o conhecemos hoje e cuja integridade geográfica fora então revelada.

O que os portugueses buscavam no Oriente?

Buscavam especiarias. Eram produtos orientais, como o cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, vendidos na Europa com uma margem de lucro considerável.

Quais eram as riquezas que os portugueses buscavam Lançarem-se aos mares?

Resposta. Os portugueses procuravam por pedras preciosas como diamantes, mas não encontraram o suficiente para dar bastante lucro, por isso eles optaram por extrair o pau - Brasil e a cana de açúcar, pois trouxe bastante riqueza e lucros para eles.

Qual era o interesse dos portugueses ao viajar para o Oriente?

o domínio sobre as riquezas do Oriente era um interesse tão forte para a economia de Portugal que, quando os navegadores Fernão de Magalhães e Sebastião El Cano, a serviço da Espanha, realizaram, entre 1519 e 1522, a primeira viagem de circunavegação, passando pelo arquipélago das Molucas, chamado de Ilhas das ...

Qual era o interesse dos portugueses nas Indias?

Resposta: Os portugueses tinham interesses nas riquezas como:ouro,prata e metais preciosos. O interesse de Portugual na Índia era rocurar especiarias como: temperos, tecidos,joias.

Que mudanças a chegada dos portugueses as índias provocou no Oriente e na Europa?

Resposta. Resposta:O. sucesso dos portugueses, ao chegarem à Índia Ocidental e aí criarem uma presença marítima permanente, representou uma mudança revolucionária na direção e organização do antigo comércio transcontinental, que ia desde Cantão, na China, até Alexandria e Veneza, no Mediterrâneo.

Qual era o objetivo das viagens dos portugueses para as Índias?

Sobre as viagens que o portugueses faziam para as índias é importante ressaltar as grandes navegações ocorridas no século 16 como forma de encontrar novos caminhos para as índias. Assim, temos que os portugueses compravam as especiarias dos indianos como nós moscada, gengibre, cereais...

Porque os portugueses buscavam um novo caminho marítimo para as Índias?

O projeto para o caminho marítimo para a Índia foi delineado pelo rei português D. João II como medida de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e tentativa de monopolizar o comércio das especiarias. A juntar à cada vez mais sólida presença marítima portuguesa, D.

Por que Portugal queria ter acesso direto as especiarias que eram comercializadas pelo Mar Mediterrâneo?

Naquela época, o comércio era muito fundamentado nas negociações de produtos feitas no Mar Mediterrâneo. Entretanto, com a conquista dos turcos nessa rota, houve a necessidade de se buscar novos caminhos para se obter as especiarias oriundas do Oriente, que tanto agradava ao mercado europeu.