Quais são as estruturas envolvidas na alimentação dos bivalves por filtração Explique o processo?

Quais são as estruturas envolvidas na alimentação dos bivalves por filtração Explique o processo?

Alimentação. Os bivalves são filtradores, se alimentam de partículas suspensas na água que entram pelo sifão e são direcionadas por cílios às brânquias para que a filtração seja feita. Após a filtração as partículas são direcionadas para os palpos labiais que as transportam para a boca.

Qual é a alimentação da concha?

Alimentação e Sistema Digestório O alimento é conduzido pelo tubo digestivo, onde sofre a ação de enzimas. Os nutrientes são absorvidos e distribuídos pelo corpo por meio do sangue. Os cefalópodes e gastrópodes apresentam a rádula, uma espécie de língua com dentes afiados, usada para raspar os alimentos.

Qual é a função da concha dos moluscos?

A principal função da concha é proteger o corpo do molusco. Quando se sente ameaçado, o molusco consegue esconder o corpo inteiro dentro dela. As conchas têm ainda outras finalidades. Algumas apresentam saliências que mantêm o animal ancorado ao fundo do oceano.

São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos?

Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos: * sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada. rádula e massa visceral. sistema circulatório aberto e manto.

Como é o corpo de um molusco?

Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.

Como podemos dividir o corpo de um molusco?

Os moluscos apresentam um corpo formado por três partes principais:

  1. Pé muscular: como o próprio nome indica, é uma estrutura muscular que auxilia o animal em sua locomoção.
  2. Massa visceral: é a região do corpo do animal onde está a maioria dos seus órgãos internos.

Quais são as partes do corpo de um molusco?

Resposta. Olá! Os moluscos são animais que possuem o corpo mole e normalmente envolvido por uma concha calcária. As três partes básicas que constituem o corpo dos moluscos são: cabeça, pé e massa visceral.

Como é organizado o sistema nervoso de um molusco?

O sistema nervoso dos moluscos é centralizado e do tipo ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde saem nervos que vão para diferentes partes do corpo. ... Os cefalópodos possuem um gânglio cerebróide grande, que lembra o encéfalo dos vertebrados.

Como se organiza o sistema nervoso dos artrópodes?

O sistema nervoso dos artrópodes é do tipo ganglionar, apresentando uma dupla cadeia ventral de gânglios, e órgãos dos sentidos muito especializados situados na cabeça (olhos, órgãos auditivos e antenas). Essa maior concentração na cabeça das estruturas nervosas é conhecida como cefalização.

Como funciona o sistema nervoso dos equinodermos?

Equinodermos têm um sistema nervoso radial simples que consiste em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e anéis nervosos compostos por nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço.

Como funciona o sistema circulatório dos moluscos?

a maior parte dos moluscos possui sistema circulatório aberto, embora alguns cefalópodes possuam o sistema circulatório fechado. Apresentam um coração dentro da cavidade pericárdica que bombeia a hemolinfa (semelhante ao sangue) para transportar substâncias ao longo do corpo do organismo.

Como funciona o sistema circulatório dos anelídeos?

Os anelídeos possuem sistema circulatório fechado. ... O sistema circulatório é composto por dois vasos, um dorsal e outro ventral, além de um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados aos corações.

Como funciona o sistema circulatório aberto?

- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração.

Como é o sistema circulatório dos equinodermos?

Nos equinodermos, o sistema circulatório geralmente não está presente, mas quando está, é rudimentar. Existe um líquido incolor que circula pelos canais encontrados por todo o corpo desses animais, sendo que este líquido realiza as funções do sangue, ou seja, transportam substâncias por todo o organismo.

Como reconhecer um equinodermo?

A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.

Quais são as características gerais dos equinodermos?

Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.

Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?

Uma das características mais marcantes dos equinodermos é a presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal.

Qual é a característica que aproxima os equinodermos dos cordados?

Além do endoesqueleto de origem mesodérmica, diversas outras características aproximam o filo dos equinodermos dos cordados. Esse conjunto de características coloca esses dois filos em um mesmo grupo: o grupo dos deuterostômios.

Qual a semelhança entre equinodermos e cordados?

A semelhança entre os equinodermos e os cordados, ou seja, os animais vertebrados, é a existência de notocorda, ou seja um sistema nervoso que é protegido, apresentam também sistema circulatório fechado para as trocas gasosas, ... Os equinodermos são animais que habitam o ambiente marítimo.

Quais são as principais características de um cordado?

As características principais dos cordados são a presença de notocorda, sistema nervoso dorsal, fendas branquiais e cauda em alguma etapa da vida. São triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria possui esqueleto e sistema circulatório fechado, com coração ventral.

Quais são as características do subfilo Vertebrata?

- um desenvolvido endoesqueleto axial e apendicular, constituído por dezenas ou centenas de vértebras fusionadas à coluna vertebral; - uma peculiar morfologia craniana; - um sistema muscular composto por três tipos de tecidos (estriado esquelético, estriado cardíaco e liso);

Quais são as principais características de um cordado como os cordados são classificados Cite duas características de cada Subfilo?

O grupo dos cordados é dividido em 3 subfilos: Urocordados, Cefalocordados e Vertebrata. Urocordados: Animais marinhos e sésseis, ou seja, não possuem capacidade de locomoção. Sua reprodução ocorre de maneira sexuada e sua respiração acontece por meio de sifões. ... Vertebrata: Constituem os animais vertebrados.

Quais são as principais características que nos permite distinguir um vertebrado?

Características dos animais vertebrados Os vertebrados têm como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral, que é formada por vértebras. ... Os músculos (estriado esquelético, cardíaco e liso) e o esqueleto interno formam estruturas necessárias para que os animais se adaptem a forma de vida que levam.

Quais são as principais características dos peixes?

Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.

O que um animal precisa ter para ser considerado um vertebrado?

Todos os vertebrados possuem cabeça e crânio circundando o encéfalo, este formado por prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Possuem, também, na fase embrionária, a crista neural – formando estruturas como as cefálicas. São essas peculiaridades que os difere de todos os outros organismos vivos.

Quais são os 5 tipos de animais vertebrados?

Os animais vertebrados são aqueles que possuem ossos, formando a coluna vertebral e o esqueleto. Essa estrutura ajuda a proteger os órgãos e permite que esses animais sejam maiores. Eles são divididos em cinco grupos: peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos.