Que fato marcou também o declínio da civilização micênica?

Que fato marcou também o declínio da civilização micênica?

Declínio. É possível que a expansão da civilização micênica tenha sido causada pela aridez da península grega, a dificuldade de lidar com a agricultura deve ter impulsionado esse povo a procurar novas paragens. Assim, chegando a Creta, eles tiveram oportunidade de crescer e difundir sua cultura.

Qual recurso possibilitou aos Dórios vencer facilmente os exércitos creto Micênicos?

Isso porque os dórios possuíam capacidade militar superior à dos micênicos, como o uso de armas de ferro, enquanto os micênicos ainda utilizavam o bronze. Os dórios eram um povo que falava grego e que, muito provavelmente, havia migrado desde a região da Macedônia até penetrar o território grego.

Quais povos constituiram a chamada civilização creto micênica?

Esse período caracterizou-se pela formação da cultura e do povo grego a partir da junção dos traços de cinco povos distintos: cretenses, dórios, eólios, jônios e os micênicos. O Período Pré-Homérico estendeu-se de 2000 a.C. até 1200 a.C. Os micênicos viveram o seu auge de 1600 a.C. a 1200 a.C.

Quem foram os Micênicos Qual a relação entre o surgimento dos Micênicos E o desaparecimento dos Minoicos?

Resposta: A cultura micênica desenvolveu-se na Península Balcânica e, através do mar, se expandiu e se difundiu. Os aqueus, ao invadirem a Ilha de Creta, destruíram a civilização Minoica. ... Foi a civilização micênica que desenvolveu a escrita em grego, até então inexistente.

Quais são as possíveis causas históricas do fim do período Minoico?

Sinclair Hood escreve que a causa mais provável da destruição dos minoicos foi uma força invasora. Evidências arqueológicas levam pensar que a destruição da ilha parece ter-se devido a danos por incêndios. Hood nota que o palácio de Cnossos parece ter sofrido menos danos do que outros locais ao longo da ilha de Creta.

Como terminou a civilização minóica?

O fim da civilização desta cultura pré-helenística da idade de bronze, desenvolvida na ilha de Creta entre os anos 3.

Como ocorreu o fim da civilização cretense?

Arqueólogos e historiadores especulam que o fim da civilização cretense remonta ao ano de 1450 a. C. Por volta desse ano, a cidade de Cnossos teria sido destruída ou por um vulcão ou pela pilhagem da civilização micênica.

Quais as 2 possíveis causas que extinguiu o povo Cretense?

No ano de 1750 a.C. um grande terremoto ou um processo de invasão territorial interrompeu o desenvolvimento da civilização cretense. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Durante o governo do Rei Cnossos, por volta de 1700 a.C., iniciou-se a reorganização dos cretenses.

Quem eram os povos cretenses?

Os cretenses foram um povo que formou a Civilização Minoica, na ilha de Creta, localizada no mar Egeu.

O que significa a palavra cretenses?

Significado de Cretense adjetivo Relativo a Creta. substantivo masculino e feminino Natural ou habitante de Creta.

Como eram chamados os cretenses?

Esse arqueólogo foi o responsável por nomear os cretenses de “minoicos” em referência a Minos, lendário rei de Creta.

O que foi a Talassocracia Cretense?

Talassocracia é a forma de governo que baseia o seu poder na dominação marítima. No caso dos cretenses, todo o poder de Cnossos, principal cidade da ilha, estava baseado na hegemonia do Mar Egeu, que era exercida pela frota cretense. Os fenícios foram outro povo da Antiguidade que baseou o seu poder na talassocracia.

Como era a civilização cretense?

Essa civilização tinha conhecimento da escrita, desenvolveu uma rica produção artesanal e um imenso comércio marítimo. Os cretenses habitavam a ilha de Creta, situada no Mar Mediterrâneo, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito. Sua posição geográfica era quase um traço de união entre a Ásia, a Europa e a África.

Como era a arte Cretense?

A arte cretense (ou minoica), que serviu de inspiração para a arte grega, era caracterizada pela praticidade, pelo estilo que buscava a mímesis (cópia do real, as coisas eram pintadas tal como eram na realidade, sem abstração ou interpretação artística) e pelos conteúdos mitológicos.

Como se dava a economia Cretense?

Inicialmente, os cretenses praticavam uma agricultura especializada, cultivando cereais, oliveiras e vinhas, e criavam animai, mas na verdade o comércio é que era a base da economia.

Quais as principais diferenças entre cretenses e aqueus?

Resposta. os aqueus foram precursores dos gregos.us cretenses também os cretenses eram mais desenvolvidos mais viviam numa ilha (de Creta). os aqueus dominaram as terras da Grecia,e quanto entraram em contato com cretenses a cultura Gregra teve um florescimento gurgiu que chamamos provavelmente de Gregro .

O que os cretenses exportavam?

Resposta. Resposta: Cereais, azeite, vinho, vasos de cerâmica, peças de bronze.

Qual era a base da economia Cretense o que os cretenses exportavam?

Inicialmente, os cretenses praticavam uma agricultura especializada, cultivando cereais, oliveiras e vinhas, e criavam animai, mas na verdade o comércio é que era a base da economia.

O que a prática mostrada na imagem representa para os cretenses?

Resposta. Na mitologia grega, o Minotauro ou touro de Minos é uma figura om cabeça e cauda de touro e corpo de homem, que vivia em um labirinto na ilha de Creta, governada pelo rei Minos. O nascimento do Minotauro é proveniente de um ato de desrespeito a Poseidon, que é o rei dos mares. Espero ter ajudado!!!

Por que a sociedade Cretense entrou em crise?

Já o declinio de sua sociedade se deu justamente por causas naturais como terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis e a partir disso a sociedade cretense ficou enfraquecida e incapaz de se defender de invasões de outros povos.

O que aconteceu com o palácio de Cnossos?

O palácio de Cnossos serviu de modelo, ou ao menos de inspiração, aos demais palácios em Creta. O átrio cheio de colunas na parte norte do palácio, além de ser uma das entradas do palácio, tinha no seu piso superior, agora destruído, uma cozinha como em Zacro, pois assim apontam os vestígios cerâmicos ali encontrados.

Quais mudanças ocorreram após a destruição dos reinos Micênicos?

Resposta. O fim da civilização micênica, ocorreu com a invasão dórica. Eles devastaram a civilização micênica e destruiram o que não lhes era aproveitável.

Qual foi a importância da civilizaçao Cretense?

Um traço cultural muito importante da civilização cretense foi a religião, que se baseava sobretudo, no culto da Deusa-Mãe, uma divindade feminina que governava o Universo e representava a . O domínio dos dórios levou a destruição da civilização micênica e deu origem a um novo momento na história da Grécia antiga.

Qual a importância dos mares Egeu e Mediterrâneo para os cretenses?

A região do mar Egeu foi extremamente importante para o florescimento de importantes civilizações da antiguidade: os gregos, os minoicos e os cretenses. Eles se desenvolveram as margens do mar Egeu, o qual serviu para suprir necessidades e para o transporte de mercadorias.

Qual a importância da ilha de Creta?

A ilha de Creta (Kriti, em grego) é a maior e mais populosa ilha da Grécia, além de ser a quinta maior ilha do mar Mediterrâneo. ... Além disso, a ilha possui uma importância histórica imensa, como o lar da antiga civilização minoica, cujos resquícios foram encontrados em Cnossos, Festo e Gortina.

Quais as principais atividades econômicas desenvolvidas pelos cretenses?

os cretenses junto com os fenícios dominavam o comércio no Egeu e no Mediterrâneo. Eles produziam azeite e vinho, que trocavam por matérias-primas para a fabricação de finos produtos de artesanato.