O que pode causar anoxia?

O que pode causar anoxia?

A anoxia pode acontecer devido a uma hemorragia ou parada respiratória, por exemplo, e quanto mais tempo o cérebro fica sem receber oxigênio, mais graves são as consequências. A gravidade da lesão também está relacionada com a região do cérebro que não tem suprimento de oxigênio.

O que significa a palavra perinatal?

Que é relativo ou que acontece durante o período compreendido entre a 28. ª semana de gestação e o 7. ° dia de vida do recém-nascido.

O que são cuidados perinatais?

São iniciativas que visem proteger a mulher no trabalho, que lhe deem chance de ter uma gravidez desejada e no momento que considere oportuno, que removam barreiras de acesso aos serviços de saúde e cuidados de qualidade quando precisar, que respeitem sua dignidade.

O que é transmissão perinatal?

A transmissão de uma infecção da mãe para o filho pode dar-se no útero (congênita); durante o parto, um pouco antes (perinatal) ou após o nascimento como, por exemplo, a transmissão de microorganismos pelo leite materno.

O que são doenças originadas no período perinatal?

As doenças perinatais são aquelas doenças que ocorrem a partir da transmissão da mãe para o filho. Também conhecidas como Neonatais, estas doenças se desenvolvem em quase dez por cento dos nascidos vivos. As mais comuns são: HIV, Herpes, Sífilis, e Hepatite B.

Qual delas é uma causa perinatal?

Nesse grupo, os fatores perinatais foram principalmente do tipo sofrimento fetal agudo (26% dos casos), longa duração do parto e prematuridade (18% dos casos em cada fator), ao passo que fatores pós-natais foram representados principalmente por infecções respiratórias (24%).

O que são infecções congênitas?

A infecção congênita é quando uma doença é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez, via intrauterina ou via transplacentária, e pode causar consequências a criança após o nascimento.

O que é infecção congênita por citomegalovírus?

Infecção congênita: A infecção causada pelo citomegalovírus, também conhecida como doença de inclusão citomagálica é adquirida intra-útero por via transplacentária, diferente da perinatal que, acontece durante a passagem pelo canal de parto infectado ou pelo aleitamento.

O que é a doença CMV?

O CMV (vírus da herpes humana do tipo 5) é transmitido por sangue, líquidos corporais ou transplante de órgãos. A infecção pode ser adquirida por via transplacentária ou durante o nascimento. A prevalência aumenta com a idade; 60 a 90% dos adultos têm infecção por CMV (resultando em infecção latente por toda a vida).

O que é a toxoplasmose congênita?

A toxoplasmose congênita é uma doença infecciosa que resulta da transferência transplacentária do Toxoplasma gondii para o concepto, decorrente de infecção primária da mãe durante a gestação ou por reagudização de infecção prévia em mães imunodeprimidas.

O que é toxoplasmose gestacional é congênita?

A toxoplasmose é uma infecção muito comum, mas a manifestação clínica da doença é rara. Em humanos a principal causa da infecção é o consumo de carne contaminada sem processamento térmico adequado. A toxoplasmose é considerada uma das infecções parasitárias negligenciadas.

O que é toxoplasmose é transmitido por o quê?

Contágio direto: pode ocorrer por meio da inalação do agente transmissor, presente no solo, alimentos, fezes e contato com gatos, pombos e roedores. Transfusão de sangue e transplante de pacientes contaminados podem transmitir a doença.

O que é toxoplasmose IgG na gravidez?

A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, um parasita intracelular. O ser humano pode ser portador deste parasita sem estar doente. No entanto, ele pode ser causador de doença grave no recém-nascido se este for infectado no útero da mãe (durante a gravidez).

O que é toxoplasmose IgG positivo?

Imunoglobulina G (ToxoplasmoseIgG) São anticorpos de contato mais antigo, costumam aparecer 2 semanas após o aparecimento do IgM. Atingem o seu maior valor após 6 a 8 semanas do primeiro contato e depois começa a cair, mas segue com titulações positivas, geralmente por toda a vida.

O que a toxoplasmose pode causar ao feto?

A toxoplasmose geralmente é assintomática e passa despercebida. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o bebê, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, retardo mental e convulsões. Quer saber mais sobre a toxoplasmose e gravidez?

Qual o resultado normal para toxoplasmose IgG?

Considerou-se IgG reagente quando a concentração foi superior a 3UI/mL e não reagente quando a dosagem de anticorpos foi inferior a 1,6UI/mL. A dosagem de IgM foi considerada reagente para resultados superiores a 0.

Como interpretar um exame de toxoplasmose IgG e IgM?

Interpretação dos testes em adultos 1 - IgM negativo (-) e IgG negativo (-): ausência de contato com o T. gondii ou infecção muito recente, dentro do prazo de poucos dias em que a resposta imunológica ainda não está detectável. 2 - IgM negativo (-) e IgG positivo (+): infecção pregressa com o T.

Qual resultado positivo para toxoplasmose?

Ter IgM positivo para toxoplasmose significa que a doença foi adquirida muito recentemente (o IgM surge com apenas 1 semana de contaminação). Depois de mais ou menos 4 semanas, o corpo substitui o anticorpo IgM pelo anticorpo IgG, que é mais forte e mais específico contra a doença pretendida.

Quando uma pessoa já teve toxoplasmose pode voltar a ter?

A pessoa que teve contato prévio com a toxoplasmose não volta a se reinfectar por nova infecção. Mas uma vez infectado o parasita fica inativo no organismo e em caso de baixa da imunidade pode vir a reativar.

Quando devemos repetir o exame de toxoplasmose?

Gestantes devem repetir exame da toxoplasmose a cada 30 dias, indicam médicos - Geral - Diário de Santa Maria.

Como saber se a toxoplasmose voltou?

Normalmente a toxoplasmose ocular ativa cursa com sintomas visuais. Mas se você já teve, não deixe de procurar seu oftalmologista anualmente, mesmo sem sintomas. Normalmente, quando ativa, a toxoplasmose gera sintomas como embaçamento visual, fotofobia e olho vermelho.

Como é a visão de quem tem toxoplasmose?

Os sintomas mais comuns da toxoplasmose ocular são a diminuição da visão de forma geral e a visualização de pontos flutuantes na frente dos olhos. A perda de visão pode ser maior de acordo com o tamanho da lesão. Além disso, também podem estar presentes dor e alta pressão ocular, assim como vermelhidão e fotofobia.

Mais tópicos