O que significa a palavra análoga?

O que significa a palavra análoga?

substantivo feminino O que se parece com outra coisa ou pessoa; semelhante. Etimologia (origem da palavra análoga). Feminino de análogo, pelo latim analogus.a.um.

O que é uma função análoga?

Análoga é um substantivo feminino e adjetivo, sendo o sentido feminino da palavra análogo. ... Nesse caso, a palavra passa a significar algo que é capaz de desempenhar as mesmas funções ao ser comparado com outros de estruturas e origens distintas, como os órgãos análogos, por exemplo.

O que são medicamentos análogos?

Em química, análogos são compostos nos quais um ou mais átomos individuais tenham sido substituídos, com um átomo diferente, ou com um grupo funcional diferente. ... Fármacos são uma área na qual um composto principal descoberto como tendo atividade farmacologica é elaborado criando uma família dos análogos.

O que quer dizer análogos?

O que é análogo, semelhante, parecido, afim. EXPRESSÕES Análogo acústico , Fís : processo acústico que se caracteriza por analogia com fenômenos físicos de natureza diversa.

O que é triagem empírica?

TRIAGEM EMPÍRICA vez que essa técnica é caracterizada pelo teste de todas substâncias químicas existentes frente a uma variedade de ensaio biológicos, totalmente randômico.

O que é efeito farmacológico?

Os efeitos farmacológicos dos medicamentos são produzidos por meio da ligação dos fármacos a componentes específicos das células e tecidos. Desse modo, a farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares.

O que é o efeito colateral de um medicamento?

Efeito secundário: são conseqüências secundárias ao efeito buscado do medicamento. Por exemplo, os antibióticos, por atuarem sobre as bactérias, causam alteração da flora bacteriana intestinal, freqüentemente resultando em diarréia.

Qual a definição de ação terapêutica e efeito terapêutico?

Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica e Interações químicas) Onde o medicamento age no organismo (local de atividade) Como o medicamento age no organismo (mecanismo de ação)

O que são efeitos colaterais e adversos?

Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. Esse termo deve ser distinguido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode causar outros efeitos potencialmente benéficos além do principal.

Quais os tipos de evento adverso?

Evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente. Podem ser oriundos de atos intencionais ou não- intencionais. Evento adverso (JCI) - Ocorrência imprevista, indesejável ou potencialmente perigosa na instituição de saúde. Ver também evento sentinela.

O que fazer para evitar a automedicação?

Mais para se evitar a automedicação cada um tem que fazer a sua parte, o médico de realizar a prescrição e orientação correta e o farmacêutico também deve orientar corretamente o paciente para que ele não chegue a realizar este ato, pois a saúde sempre deve estar em primeiro lugar, e com sempre digo, a informação ...

Quais as consequências do aumento da forma livre da medicação?

Consumir medicamentos de forma inadequada ou usá-lo de forma irracional também pode causar dependência, reações alérgicas e até a morte. Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.