O que é a doença PTT?

O que é a doença PTT?

A púrpura trombocitopênica trombótica (PTT) é uma doença rara e fatal que deve ser diagnosticada e tratada prontamente a fim de se obter melhor resposta terapêutica. A incidência aproximada é de 3,7 casos para 1.

Qual o motivo que Testemunha de Jeová não faz transfusão de sangue?

Elas também não doam sangue nem o armazenam para seu próprio uso numa possível transfusão. Um dos motivos que levam as Testemunhas de Jeová a recusarem as transfusões de sangue é que elas acreditam que a Bíblia Sagrada, ou a Palavra de Deus, proíbe tomar sangue por qualquer via.

É necessária para a transfusão de sangue?

Quando é necessário transfusão Hemorragia grave; Queimaduras de 3º grau; Hemofilia; Após transplante de medula ou de outros órgãos.

Quantos litros de sangue o corpo humano produz por dia?

Ele bombeia 85 gramas de sangue a cada batida, o que equivale a mais de 9 mil litros por dia. 4. O coração da mulher é um pouco mais acelerado do que o do homem. Em 1 minuto, contam-se, em média, 8 batidas a mais.

O que acontece com o corpo quando se doa sangue?

Depois que o processo de doação é concluído, tubos com amostras são enviados para laboratórios que irão analisar se o sangue pode mesmo ser doado e bolsas são encaminhadas para o setor de processamento do sangue.

Como se recuperar após doar sangue?

Cuidados Pós-Doação

  1. Antes de deixar o banco de sangue, permaneça sentado por, pelo menos, 15 minutos. ...
  2. Tome quantidades extras de líquidos nas primeiras 24 horas após a doação. ...
  3. Evite subidas pesadas e exercícios físicos extenuantes por 12 horas. ...
  4. Mantenha o curativo no local da agulha por, no mínimo, 4 horas.

Quantos ml de sangue é doado?

O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens. 9. O peso corporal mínimo determinado para a doação de sangue é de 50 kg, isso porque o volume total de sangue que corre no corpo humano é principalmente baseado no peso do indivíduo.

Quais os exames são realizados no sangue do doador?

Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente. Existem, no entanto, doenças que podem ser transmitidas pelo sangue a quem for recebê-los, para os quais não são feitos exames.

Como saber se o sangue doado foi utilizado?

Com o que foi coletado em tubos são realizados testes para classificar o seu tipo sanguíneo (Sistemas ABO e Rh) e testes sorológicos para identificar doenças infecciosas que são transmitidas pela transfusão de sangue como Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C, Infecção pelo vírus HIV e HTLV.

Quando chega a carta do Hemocentro?

Caso receba carta ou telefonema do Hemocentro notificando alteração em um de seus exames, não se assuste; apenas é necessário repetição deste exame. Se desejar, poderá retirar os resultados dos exames no Hemocentro (Rua Marques de Itu, 579, Santa Cecília, SP) a partir de 10 dias após a doação.

Como é a entrevista para doar sangue?

Basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito (quantidade de hemácias no volume total de sangue) e saber se está em condições de doar sangue. Às vezes, não está anêmica, mas o meio litro de sangue que será retirado poderá fazer-lhe falta. Em seguida, mede-se a pressão arterial, o pulso e a temperatura.

Quais são as perguntas que são feitas para doar sangue?

Quantas vezes por ano posso doar sangue? Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses). Quem tem diabetes pode doar sangue?

Como é feita a doação de plaquetas?

O sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas e retorna para o doador, com todos os outros elementos. Esse processo é feito de forma segura com material descartável e livre de contaminações.

Qual o risco de doar plaquetas?

São dois os principais motivos por que as mulheres são incluídas em grupos de risco para doação de plaquetas: a presença do anticorpo HLA e o risco de contrair uma síndrome chamada Trali (do inglês, transfusion-related acute lung injury ou lesão aguda pulmonar relacionada à transfusão.)

Para que serve a doação de plaquetas?

A doação de plaquetas ajuda na recuperação de diversos pacientes, como os que estão passando por tratamento de câncer, cirurgias cardíacas, vítimas de traumas e até de queimaduras.

Como é feita a doação de granulócitos?

A doação é feita na terceira visita ao banco de sangue. A coleta por aférese requer a punção de uma veia em cada braço e, de maneira similar à doação de plaquetas, utiliza um circuito descartável e estéril acoplado a um equipamento de aférese. A doação dura cerca de 3 horas.

O que são os granulócitos?

Granulócitos. Os granulócitos são células de defesa do organismo e são denominados assim devido a terem grânulos em sua estrutura. ... Existem 3 tipos de granulócitos: neutrófilos, basófilos e eosinófilos, que se distinguem pelo tamanho e cor dos seus grânulos.

O que impede a doação de sangue?

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.

Mais tópicos