O que é crime de corrupção?
O que é crime de corrupção?
É oferecer vantagem indevida a um funcionário público, em troca de algum tipo de favor ou beneficio. O crime é cometido por particular que não é funcionário publico. Quando a vantagem é exigida funcionário publico a outro, trata-se de outro tipo de crime, a concussão.
Qual é o tipo de ação penal no caso de corrupção passiva?
A corrupção passiva é crime próprio, assim, o sujeito ativo somente pode ser o funcionário público (nos termos do art. ... 30 do Código Penal; (2) o tipo penal expressamente permite a prática da corrupção passiva por meio de interposta pessoa, diante da expressão: "direta ou indiretamente".
O que é vantagem ilícita?
A vantagem ilícita nada mais é que qualquer utilidade, que decorre da entrega de coisa, pelo seu uso ou gozo, ou qualquer situação em que o agente obtenha proveito. [16] Ilícita é a vantagem ilegal, que não seja devida ao agente.
É impossível a participação de particular no delito de corrupção passiva?
TRANCAMENTO DE AÇÃO PENAL. PARTICIPAÇÃO DE PARTICULAR EM CORRUPÇÃO PASSIVA. ... É possível a participação de particular no delito de corrupção passiva, face a comunicabilidade das condições de caráter pessoal elementares do crime.
É possível praticar corrupção passiva por omissão?
Embora o crime corrupção passiva seja um crime comissivo, admite-se a consumação desse delito via omissão imprópria (comissivo por omissão), nos termos do art. ... Embora o crime corrupção passiva seja um crime comissivo, admite-se a consumação desse delito via omissão imprópria (comissivo por omissão), nos termos do art.
O que é corrupção passiva privilegiada?
O parágrafo 2º do artigo 317 diz que a corrupção passiva privilegiada ocorre “se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem.
O que é a advocacia administrativa?
É patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário público (artigo 321 do Código Penal).
O que é infração de dever funcional?
Trata de crime contra a adminsitração pública ocorrido quando o funcionário público pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem.
O que é o crime de excesso de exação?
É um dos crimes praticados por funcionário público contra a administração em geral, consistindo na exigência de tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza.
Mais tópicos
- Qual o derivado de bom?
- Quais as aberrações cromossômicas instáveis e como elas se formam?
- Quais as principais síndromes cromossômicas e como são identificadas?
- O que é uma pergunta tendenciosa?
- Quais as afirmações corretas sobre a teoria do Flogisto?
- Quais são os uniformes?
- Quantas pessoas os cangaceiros mataram?
- Qual o salário de um nutricionista da Marinha?
- O que é o princípio da verdade material?
- Quais os melhores sites de concursos públicos?
Artigos mais populares
- São legitimados como interessados no processo administrativo?
- Quanto tempo para andar após cirurgia de tornozelo?
- O que é uma ciência náutica?
- O que é a propriedade Superficiária?
- O que significa paz absoluta?
- Qual é o significado dos Classificadores na Libras justifique?
- Qual a pronúncia correta de fornos?
- Por que a batalha de Stalingrado foi muito importante para o rumo da Segunda Guerra Mundial?
- O que é um CR alto?
- Qual o objetivo do decreto 7.508 de 2011?