Quais são os tipos de toxicidade?

Quais são os tipos de toxicidade?

Existe uma escala contínua de toxicidade relativa com três níveis básicos: substâncias que são essencialmente não tóxicas e que podem ser consumidas numa dosagem de pelo menos dez vezes a mais do que normalmente são ingeridas, sem nenhum efeito substancialmente nocivo; substâncias que são levemente tóxicas e que podem ...

O que é toxicidade e como pode ser definida?

A toxicidade de uma substância química refere-se à sua capacidade de causar dano em um órgão determinado, alterar os processos bioquímicos ou alterar um sistema enzimático.

O que é o CL50?

Concentração Letal em Bioensaios com Extratos Vegetais Já a concentração letal média (CL50) refere- se à concentração de um produto químico no ar ou na água que leva à morte de 50% dos indivíduos num tempo pré-estabelecido (QUEIROZ, 2015).

O que é a toxicidade aguda?

Neste estudo, a toxicidade aguda é caracterizada pela administração ou exposição da substância química numa dose única (ou múltipla num espaço de 24 horas), onde os efeitos adversos ocorridos nesse intervalo de tempo são analisados.

Qual a diferença entre toxicidade aguda e crônica?

Nas intoxicações agudas decorrentes do contato/exposição a apenas um produto, os sinais e sintomas clínico-laboratoriais são bem conhecidos, o diagnóstico é claro e o tratamento definido. Em relação às intoxicações crônicas, o mesmo não pode ser dito.

O que é a intoxicação crônica?

Intoxicação Crônica Manifestação clínica, através de sinais e sintomas, do efeito nocivo resultante da interação de uma substância química com um organismo vivo, e que são resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição a pequenas doses, durante vários meses ou anos.

O que é exposição aguda?

Aguda - O contato ocorre em um período de tempo não superior a 24 horas. Crônica - Exposições se repetem durante um longo período de tempo (meses, anos ou toda a vida).

O que é toxicidade de um medicamento?

A toxicidade por sobredosagem refere‑se a reações tóxicas graves, muitas vezes nocivas e algumas vezes fatais, provocadas por uma sobredosagem acidental de um medicamento (por erro causado pelo médico, farmacêutico ou pela pessoa tomando o medicamento) ou por uma sobredosagem intencional (homicídio ou suicídio).

Quais as principais causas de toxicidade com fármacos?

Isso pode ocorrer através de um erro deliberado ou acidental de dose, alterações na farmacociné- tica da substância (por exemplo, devido a doença hepática on renal ou a interações com outras substâncias) e alterações na farmacodinâmica da interação substância-receptor, alterando a resposta farmacológica (por exemplo, ...

Porque um medicamento pode ser tóxico ao organismo?

Esses acidentes acontecem geralmente por serem os medicamentos deixados ao alcance de crianças, mas também por outros descuidos, como a ingestão de doses excessivas, por interpretação errônea das instruções de uso, troca de medicamentos em suas embalagens, uso do medicamento errado por confusão de nomes ou por erro na ...

Quais são os efeitos do medicamento?

Quando testam um fármaco, os pesquisadores observam sua eficácia no combate a uma doença específica, e também olham a ocorrência de eventuais danos ao organismo. Depois, registram se são moderados ou intensos, qual a duração deles e o padrão segundo o qual se manifestam. Esses danos são os chamados efeitos colaterais.

Qual a diferença de efeitos adversos efeitos colaterais e efeitos secundários?

A principal diferença entre o efeito colateral e o efeito adverso(também conhecido por RAM – Reação Adversa ao Medicamento) é que neste último caso, as consequências são consideradas sempre prejudiciais, enquanto que um efeito colateral, dependendo da situação, pode ser benéfico.

O que é efeito colateral em Farmacologia?

Efeito colateral: qualquer efeito não intencional de um produto farmacêutico que ocorra em doses normalmente utilizadas em humanos relacionado com as propriedades farmacológicas do fármaco 2. O efeito colateral é um tipo de RAM previsível.

Quais os principais efeitos adversos?

Exemplos de tais reações adversas medicamentosas incluem erupções cutâneas, icterícia, anemia, redução na contagem de glóbulos brancos, lesão renal e lesão nervosa que pode prejudicar a visão ou a audição. Essas reações tendem a ser mais graves, mas ocorrem tipicamente em um número muito pequeno de pessoas.

O que são os eventos adversos?

Eventos adversos (EAs) são definidos como complicações indesejadas decorrentes do cuidado prestado aos pacientes, não atribuídas à evolução natural da doença de base.

O que é uma notificação de evento adverso em saúde?

O Sistema Nacional de Notificação de Eventos Adversos é um dos módulos para notificação do Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária – NOTIVISA e foi desenvolvido para receber as notificações de eventos adversos que ocorreram com os pacientes durante a internação/ atendimento do paciente em serviços e ...

O que é um evento adverso a medicamento?

O que é um evento adverso a medicamento? O que é uma reação adversa a medicamento? É qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas.

O que é evento adverso inesperado?

Evento adverso inesperado: um evento adverso cuja natureza ou severidade não são coerentes com as informações constantes na bula do medicamento ou no processo do registro sanitário no país, ou que seja inesperada de acordo com as características do medicamento.

O que é um evento sentinela?

De um modo geral, o evento adverso é um incidente com dano ao paciente causado pelo cuidado e o evento sentinela é um incidente grave, seja pelo dano, seja pelo risco do dano, ou mesmo pelo desgaste da imagem institucional, que merece ser investigado através de um método mais robusto coma análise de causa raiz.

O que deve ser notificado no Notivisa?

A notificação consiste na comunicação através do Sistema NOTIVISA, feita por profissionais de saúde e usuários, de suspeitas de queixas técnicas e/ou reações adversas não desejadas manifestadas após o uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes, derivados do sangue, entre outros.

O que é Notificação de Incidentes?

Uma das maneiras de reduzir esse número e tornar a assistência mais eficaz e segura é adotar um modelo de notificação de incidentes. Trata-se de um registro dos erros e procedimentos equivocados que causaram algum tipo de dano ao paciente.