Qual dos elementos é um gás nobre a na BFC he?

Qual dos elementos é um gás nobre a na BFC he?

Os gases nobres compreendem os elementos hélio (Z=10), argônio (Z=18), criptônio (Z=36), xenônio (Z=54) e radônio (Z=86)....Convenção Cerne do Gás Nobre.
ElementoConfiguração eletrônica
He (Z=2)1s²
Li (Z=3)1s² 2s¹
Be (Z=4)1s² 2s²
B (Z=5)1s² 2s² 2p¹

Qual das representações abaixo e dê um gás nobre?

Os gases nobres são os elementos da família 18 da Tabela Periódica, também chamada de família VIII-A ou zero. Esses elementos são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr) xenônio (Xe) e radônio (Rb).

Por que os gases nobres são os elementos menos reativos?

A explicação da baixa reatividade dos gases nobres se fundamenta pela regra do octeto, ou seja, é preciso que os elementos tenham oito elétrons em sua última camada para adquirirem estabilidade. No caso dos gases nobres, todos, com exceção do hélio, têm configuração na última camada do tipo ns2np6.

Por que não faz sentido falar em eletronegatividade para os gases nobres?

A eletronegatividade aumenta conforme o raio atômico diminui. Quanto maior o raio atômico, menor será a atração do núcleo pelos elétrons mais afastados e, então, menor a eletronegatividade. Na tabela periódica, os gases nobres não são considerados, já que não têm tendência a ganhar ou perder elétrons.

Por que os gases nobres não se ligam a outros elementos em condições normais?

Resposta. Boa tarde, porque os gases nobres, já estão estáveis. Isso significa que a regra do octeto, onde há a necessidade de 8 elétrons na camada de Valência, já está estabelecida.

O que é a estabilidade dos gases nobres?

A estabilidade dos gases nobres deve-se ao fato de que possuem a última camada completa, ou seja, com o número máximo de elétrons que essa camada pode conter, enquanto última.

Como os átomos adquirem estabilidade?

De acordo com a teoria do octeto, um átomo adquire estabilidade quando alcança a quantia de dois ou oito elétrons na camada de valência durante a realização de uma ligação química com um ou mais átomos.

O que deve acontecer para um átomo adquirir estabilidade?

Resposta. Para atingir tal estabilidade sugerida pela regra do octeto cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência,desse modo temos a estabilidade química .

Para quê átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual a de um gás nobre?

Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável. ... Assim, para que átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual a de um gás nobre é necessário que o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.

O que é ligação iônica e como ocorre?

Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. ... Esse tipo de ligação geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons.

O que é ligação iônica e Eletrovalência?

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Como identificar uma ligação iônica?

Para identificar se uma ligação é covalente, iônica ou metálica basta visualizar os átomos que se ligam. Se forem ametais, a ligação é covalente; se for um metal e outro ametal, a ligação é iônica. Se todos forem metais, a ligação é metálica.

O que é ligação Ionica e covalente exemplos?

Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.