Como é realizado o exame de urografia excretora?

Como é realizado o exame de urografia excretora?

A Urografia excretora é o estudo radiológico dos rins, vias urinárias e bexiga utilizando o meio de contraste iodado endovenoso. É indicada em casos de hidronefrose e cálculo. O exame é feito com o paciente deitado de barriga para cima e sem anestesia. É feito um Raio X abdominal antes do início do exame.

Onde fazer o exame de urografia excretora?

Geralmente, a urografia excretora é feita pelo urologista, no caso do homem, ou pelo ginecologista, no caso da mulher, especialmente quando existem sintomas como sangue na urina, dor nas vias urinárias ou infecções urinárias frequentes.

Qual é o exame que avalia a função renal excretora explique como é realizado?

A Cintilografia Renal Dinâmica (DTPA) nos permite avaliar a função glomerular dos rins e a perviedade das vias excretoras urinarias. Quando realizado em associação com inibidores da ECA, permite a avaliação precisa de suspeitas de hipertensão arterial de origem renovascular.

O que é urografia venosa como é feita?

No caso da Urografia Venosa com Bexiga Pré e Pós-Miccional, o exame combina o Raio-X e a aplicação de contraste para estudar a bexiga, os ureteres e os rins do paciente antes e depois de urinar.

Como é feito o exame de Urotomografia?

O exame de Tomografia Computadorizada de Vias Urinárias (Urotomografia) é realizado no aparelho de tomografia computadorizada. Mediante solicitação médica, pode ser feita aplicação de contraste endovenoso. O aparelho de tomografia computadorizada é composto por maca e tubo.

Quais os tipos de urografia?

Urografia excretora, urografia retrógrada, pielograma intravenoso ou pielografia são procedimentos radiológicos utilizados para observar as anormalidades do sistema urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

O que acontece na primeira consulta ao urologista?

Na primeira consulta com o urologista é normalmente realizada uma avaliação geral para saber o estado geral de saúde da pessoa, além de serem indicados exames que avaliem o sistema urinário masculino e feminino, além de exames que avaliem a fertilidade masculina.

Quais são os exames que o urologista faz?

Como é feito o diagnóstico por um urologista?

  • hemograma: para avaliar os parâmetros bioquímicos relacionados ao trato urinário, como creatinina, ureia, ácido úrico e contagem de leucócitos e o marcador tumoral PSA;
  • exames de imagem: ultrassonografia e ressonância magnética;
  • espermograma;
  • biópsia vesical;
  • fluxometria;

Qual o médico que cuida da saúde íntima do homem?

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

O que perguntar a um urologista?

Veja abaixo as perguntas mais frequentes sobre urologia. Quais os cuidados devemos ter no Verão? Radioterapia ou Cirurgia no tratamento do câncer de próstata? Tratamento do Câncer de Próstata provoca incontinência urinária?

Quando se deve procurar um proctologista?

Quando realizar uma consulta com Proctologista? A consulta com proctologista deve ocorrer de forma preventiva uma vez por ano em pessoas acima de 50 anos de idade. Caso exista casos de câncer de intestino na família é indicado que o exame preventivo ocorra anualmente a partir dos 40 anos de idade.

O que acontece na primeira consulta com o proctologista?

Em uma primeira consulta com o proctologista o médico fará algumas perguntas sobre os sintomas atuais, hábitos dietéticos, funcionamento intestinal e histórico de doenças prévias, cirurgias, alergias e doenças intestinais na família.

Qual a diferença do proctologista para o coloproctologista?

Coloproctologia é o nome da especialidade médica que estuda as doenças na região do intestino grosso (cólon), reto e ânus. O proctologista (também chamado de coloproctologista) é o médico especialista em diagnosticar e tratar as doenças nessa região.

O que significa Coloproctologia na medicina?

Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.

Para que serve uma consulta com o proctologista?

A proctologia ou coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as mais comuns estão as hemorróidas, constipação ou diarréia crônicas, infecções e câncer colorretal.

Como é feito o exame de Coloproctologia?

Primeiro é feita uma inspeção do ânus, para verificar a presença de doenças como hemorróidas externas, fissuras anais, fístulas e doenças dermatológicas que causam prurido (coceira) anal. Em seguida, calçamos uma luva, lubrificamos o dedo com uma substancia tipo gel, e fazemos o toque retal.

Para que serve o médico de proctologia?

A proctologia cuida de condições diversas como a Doença de Crohn, as hemorroidas, as fissuras anais, o prolapso retal, a constipação constante, a incontinência anal, os tumores benignos ou malignos, a diverticulite e a doença pilonidal.

Qual a diferença entre urologia e proctologia?

No caso do proctologista, a finalidade é a de encontrar quaisquer feridas ou alterações no ânus. Já na consulta com o urologista, o objetivo é diagnosticar de modo prematuro tumores ou modificações capazes de apontar um caso de câncer de próstata.