Qual é o ser vivo que produz energia para o consumidor primário?

Qual é o ser vivo que produz energia para o consumidor primário?

Resposta. São os produtores, ou seres fotossintetizantes. As plantas são capazes de produzir seu alimento utilizando a energia luminosa e convertendo-a em energia química (para formar a molécula de glicose). ... Assim, os herbívoros, consumidores primários, ao se alimentarem dos produtores absorvem parte desta energia.

Qual é o animal produtor?

Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.

O que são os produtores?

Os organismos produtores são o primeiro nível trófico observado em uma cadeia alimentar. Organismos desse nível são classificados como autotróficos, ou seja, são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento, não sendo necessário alimentar-se de outro ser vivo.

Qual é a cadeia alimentar dos animais?

A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. ... No ecossistema, os organismos podem ser classificados como produtores, consumidores e decompositores, de acordo com a forma de obtenção do alimento.

O que é um animal consumidor?

Os animais (herbívoros, carnívoros ou onívoros) não produzem seu alimento, por isso são considerados seres consumidores.

Qual a origem da energia que sustenta os seres vivos?

Do ponto de vista biológico, a energia solar é a principal fonte de energia dos seres vivos e é responsável pela origem da vida em nosso planeta. A energia do sol é resultante de reações exotérmicas de fusão nuclear, onde núcleos de hidrogênio são fundidos formando núcleos de hélio.