Qual é a função do fígado?

Qual é a função do fígado?

O fígado está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas.

Qual é a unidade funcional do fígado?

Ácino hepático: é a unidade funcional do fígado. Compreende massa de parênquima dependente do suprimento sangüíneo através do trato porta. As células estão dispostas em zonas concêntricas que cercam os vasos aferentes terminais.

Quais são as estruturas do hilo hepático?

Resposta. Veia porta, artéria hepática, ductos hepáticos ou ductos biliares, veia cava e vesícula biliar.

Qual a importância da veia porta hepática?

A função do sistema venoso portal hepático é o de receber todo o sangue proveniente do trato digestivo, do baço , do pâncreas e da vesícula biliar e transportá-lo para o fígado . Ou seja, o sangue que circula por ela está carregado de substâncias que foram ingeridas recentemente.

O que são lóbulos e lobos hepáticos?

Conforme o sangue atravessa o fígado, os nutrientes são modificados. Por minuto, cerca de 1,5 L de sangue passa pelo fígado. Os compartimentos hexagonais do fígado são chamados lóbulos hepáticos. As células hepáticas são chamadas de hepatócitos.

O que é lóbulos?

Significado de Lóbulo substantivo masculino [Anatomia] Pequeno lobo. Divisão de um lobo: lóbulo hepático. [Arquitetura] Parte do círculo empregada como ornamento no traçado das rosáceas e dos arcos em forma de rosácea. [Botânica] Divisão profunda e geralmente arredondada dos órgãos foliáceos ou florais.

O que é lobo esquerdo do fígado?

O lobo caudado se encontra entre a fissura do ligamento venoso e a veia cava inferior, enquanto o lobo quadrado está localizado entre a vesícula biliar e a fissura do ligamento redondo do fígado. A parte esquerda do fígado, que é conhecido como fígado funcional, contém todos os lobos, exceto o direito.

Quais são os lobos do fígado?

- Secreção de Bile - Remove moléculas de glicose do sangue transformando em glicogênio - Destruição de Hemácias velhas ou anormais Page 4 Morfologicamente, o fígado apresenta quatro lobos, sendo dois maiores e dois menores: direito, esquerdo, quadrado e caudado.

Quantos Lobos tem o fígado?

Morfologicamente, ou seja, da maneira como o órgão é visto a laparotomia, o fígado apresenta 4 lobos, sendo dois maiores e dois menores. Os dois lobos maiores, direito e esquerdo, são separados pela fissura umbilical na face inferior e pelo ligamento falciforme na face ântero-superior.