Qual a morfologia e funções do retículo endoplasmático liso?

Qual a morfologia e funções do retículo endoplasmático liso?

O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.

Como ocorre a síntese de membranas?

São sintetizadas no retículo proteínas transmembrana, isto é, aquelas que ficam inseridas na membrana plasmática, na membrana do complexo de Golgi, de organelas como os lisossomos ou do próprio retículo.

Como ocorre a síntese de proteínas?

Como ocorre a síntese proteica? A síntese proteica ocorrerá por meio de um processo de tradução, no qual a informação presente no RNAm, uma sequência de nucleotídeos, será traduzida numa sequência de aminoácidos, que dará origem a um polipeptídeo (proteína).

Onde ocorre a síntese de RNA?

Para que os genes consigam se expressar, é necessário que uma molécula de RNA seja formada a partir de uma molécula de DNA. Esse processo recebe o nome de transcrição, e sua enzima chave é a RNA polimerase. Todo o processo ocorre no núcleo da célula.

Onde ocorre a síntese de Fosfolipideos?

A síntese de fosfolipídios ocorre no citosol, adjacente à membrana no Retículo Endoplasmático, que possui proteínas que atuam na síntese (GPAT e LPAAT aciltransferases, fosfatase e colina fosfotransferase) e alocação (flip flop).

Onde podem ser encontrados os Fosfolipidios?

Fosfolipídios. Os fosfolipídios são um dos exemplos de lipídios que contém em sua estrutura mais do que apenas carbono, hidrogênio e oxigênio. O fosfolipídio é o principal componente da membrana plasmática celular e possui um íon de fósforo ligado em uma extremidade, chamada de cabeça.

O que são fosfolipídios como são formados?

Os fosfolipídios apresentam duas grandes “caudas” de ácidos graxos hidrofóbicas e uma “cabeça” hidrofílica (polar) que contém fosfato. ... A combinação de glicerol com dois ácidos graxos e o fosfato resulta em uma molécula chamada ácido fosfatídico, que constitui a estrutura básica dos glicerofosfolipídios.

Onde posso encontrar os fosfolipídios?

os fosfolipideos podem ser encontrados o redor da membrana plasmatica, servido como componente dela tambem.

Qual a função do fosfolipídios?

Os fosfolipídios e as proteínas são considerados os principais componentes moleculares de uma membrana plasmática. Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática.

Quais são os tipos de fosfolipídios e seus movimentos?

Os fosfolipídeos se movem lateralmente, rotacionam sobre seus próprios eixos e podem apresentar movimento nas caudas dos ácidos graxos. Além destes, os fosfolipídeos podem passar de uma das metades da bicamada da membrana para a outra (flip-flop), o que raramente ocorre.

Quais são os tipos de movimento dos lipídeos no plano da membrana?

Devido à fluidez da membrana, os lipídios podem se mover livremente no plano lateral da membrana (translocação), rodar em volta de seu próprio eixo (rotação) ou ainda mover se de um plano a outro da bicamada (flip flop), movimento de raro acontecimento na bicamada, sendo comum no retículo liso, requerendo enzimas ...

Qual é a função da Cardiolipina?

A cardiolipina desempenha importante papel na estabilização da membrana, formação de supercomplexos de proteína e funcionamento da cadeia respiratória.

Porque dizemos que a membrana celular e fluida?

De acordo com o modelo do mosaico fluído, a membrana plasmática é formada por uma bicamada lipídica na qual estão inseridas proteínas. A disposição dos componentes dá um aspecto de mosaico a ela, e, como eles mudam de posição constantemente, diz-se que ela é fluída.

Qual das alternativas abaixo apresenta a função da membrana plasmática numa célula?

Resposta. Resposta: Dar forma a célula, além de controlar as substâncias que entram e saem dela.