Onde se origina a veia cava superior?

Onde se origina a veia cava superior?

A veia cava superior é formada pela união das duas veias inominadas, direita e esquerda, e localiza-se no mediastino médio, à direita da artéria aorta e anteriormente à traquéia.

Onde fica a veia cava superior e inferior?

Veia cava inferior:carregando o sangue da parte inferior do corpo (exemplo as pernas) Veia cava superior:está acima do coração, e se forma de uma convergência das veias braquiocefálicas esquerda e direita, que contêm sangue vindo da parte superior do corpo ( exemplo cabeça e braços) .

Quais vasos são as tributárias da veia cava superior?

As tributárias da veia cava superior são as seguintes veias: vertebral, mamária interna, pericardiacomediastinal, bronquial, intercostal superior, frênica superior e, no lado esquerdo, a veia ázigos.

Quais são as tributárias da veia porta?

A veia porta tem como tributárias as veias gástrica e gastroepiplóica direitas formando um tronco comum, as veias gástricas esquerda e pancreaticoduodenal média em 1 animal (3,33%) cada, ramos pancreáticos em 2 (6,67%), a veia pancreaticoduodenal cranial em 3 (10%); a veia pancreaticoduodenal caudal em 9 (33,33%), a ...

O que são tributárias das veias?

As veias possuem afluentes ou tributárias e seu calibre aumenta à medida que se aproxima do coração, exatamente o oposto às artérias. O número das veias é maior que das artérias, pelo fato de duas veias satélites acompanharem as artérias e também pela existência de veias superficiais às quais não corresponde a artéria.

Quem forma a veia cava superior?

A veia cava superior é formada pela fusão das veias braquiocefálicas direita e esquerda, na porção superior do mediastino médio, recebendo, portanto, a drenagem venosa da cabeça, pescoço, membros superiores e caixa torácica. Tem cerca de 7 cm de extensão e desemboca no átrio direito.

Qual é a veia do braço que liga ao coração?

As veias que drenam o braço são as veias braquiais pareadas. As veias braquiais são veias profundas, que se posicionam como guarda-costas adjacentes à artéria braquial - uma cursa em seu lado medial, e a outra em seu lado lateral.