O que é linfadenectomia Retroperitoneal?

O que é linfadenectomia Retroperitoneal?

DEFINIÇÃO: Retirada dos linfonodos da região retroperitonial, é um procedimento cirúrgico de grande porte e que confere considerável morbidade adicional a pacientes portadores de neoplasias.

O que significa Colpectomia?

Indicada para câncer de vagina e de colo do útero, como também para lesões pré-malignas. Procedimento: É a remoção de um segmento da vagina parcial ou total. A mulher no pós-cirúrgico deve ficar de repouso e evitar atividade sexual até total cicatrização.

O que é uma linfadenectomia?

A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.

O que é linfadenectomia Retroperitoneal laparoscópica?

A linfadenectomia retroperitoneal é um procedimento cirúrgico de grande porte e que confere considerável morbidade adicional a pacientes portadores de neoplasias testiculares avançadas e já debilitados pelos efeitos da quimioterapia (Qt).

O que é linfadenectomia pélvica?

Linfadenectomia pélvica e paraaórtica. Esta cirurgia remove os linfonodos pélvicos e da área próxima à aorta para verificar se contém células cancerígenas do tumor de endométrio. Se a cirurgia for uma histerectomia por via abdominal, os linfonodos serão removidos através da mesma incisão.

O que é quadrantectomia e linfadenectomia axilar?

DEFINIÇÃO: Procedimento que consiste na retirada cirúrgica de parte da glândula mamária (Exérese de Nódulo) e na retirada parcial da mama e dos gânglios (ínguas) da região axilar (Quadrantectomia e Linfadenectomia Axilar).

O que significa presença de linfonodos axilares?

A maior parte dos vasos linfáticos da mama leva aos linfonodos localizados nas axilas, chamados de gânglios axilares. Quando uma mulher apresenta um tumor nas mamas e as células cancerígenas atingem esses gânglios, aumenta o risco da doença se espalhar para outros órgãos, causando as metástases.

Qual a função do linfonodo sentinela?

O linfonodo sentinela é o primeiro linfonodo que recebe a drenagem linfática proveniente do câncer de mama. A sua detecção tem a finalidade de predizer o estado da axila e evitar o esvaziamento axilar nos pacientes sem comprometimento metastático.

O que significa linfonodo sentinela positivo?

Linfonodo sentinela positivo significa a presença de células tumorais em um ou mais linfonodos da axila. Linfonodo sentinela positivo é sinônimo de metástase regional e confere um pior prognóstico ao câncer de mama.

Qual o objetivo da biópsia do linfonodo sentinela?

A biópsia de sentinela permite a retirada apenas dos primeiros linfonodos da axila (sentinelas) que conseguem predizer qual o estado dos demais e assim evitar cirurgias maiores, que poderiam causar efeitos colaterais.

O que é ressecção do linfonodo sentinela?

Ele consiste em injetar uma substância radioativa no paciente, que vai percorrer a rota linfática que sai do local do tumor e identificar a localização do linfonodo sentinela. Depois de determinado onde ele está, é necessário analisá-lo.

O que é o exame de Linfocintilografia?

A linfocintilografia é considerada um exame de escolha na avaliação do sistema linfático, pois avalia a dinâmica linfática através dos canais linfáticos e das cadeias linfonodais.

Como é feito o exame de Linfocintilografia?

No exame de Linfocintilografia, o paciente recebe uma injeção de um medicamento levemente radioativo. A injeção será feita na região do corpo em que se deseja estudar o sistema linfático (ex: em caso de avaliação de linfonodo sentinela em tumor de mama, a injeção será feita na pele próximo à aréola).

Onde o fitato deve ser injetado?

Uma pequena quantidade de material radioativo é injetado na mama. Esse material percorrerá o mesmo caminho de uma célula desprendida do tumor primário e entrará nos ductos linfáticos até alcançar o primeiro linfonodo da cadeia, denominado linfonodo sentinela (LS).