O que é SIG e como funciona?

O que é SIG e como funciona?

O Sistema de Informações Geográficas – SIG é um conjunto de sistemas de softwares e hardwares capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar inúmeras informações sobre o espaço geográfico, tendo como produto final mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas, gráficos e tabelas.

O que é um sistema de informação gerencial?

Um sistema de informação gerencial (SIG) é um sistema digital que reuni informações e ferramentas necessárias para a administração de uma empresa, assim ele facilita o gerenciamento de dados e informações visando a maior eficiência do meio produtivo.

Quais são os objetivos de um Sistema de Informação Gerencial?

Como o próprio nome diz, os SIG's surgiram com o intuito de auxiliar gerentes em suas funções. Com o passar do tempo, este tipo de sistema acabou sendo usado por qualquer funcionário que tome decisões. O objetivo de um SIG é fornecer informações para a tomada de decisões, ou seja, são sistemas que fornecem relatórios.

Porque utilizar um sistema de informação gerencial?

O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores.

Qual a importância de um sistema de informação?

Os sistemas de informação têm grande importância no crescimento das empresas. Com o uso destas ferramentas, elas conseguem definir estratégias de crescimento sólido, reduzir as perdas e projetar ações futuras de grande impacto.

Como é formado um sistema de informações gerenciais?

Um sistema de informação é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. ... As atividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.

Quais os principais sistemas de informação epidemiológica?

Sistemas de Informação

  • Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM. ...
  • Sistema de Informações de Nascidos Vivos - SINASC. ...
  • Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan. ...
  • Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações - SI-PNI.

Quais são os meios de coleta de dados da Vigilância Epidemiológica trabalha?

Podem ser obtidos mediante a notificação de casos e surtos, de produção de serviços ambulatoriais e hospitalares, de investigação epidemiológica, de busca ativa de casos, de estudos amostrais e de inquéritos, entre outras formas.

Qual a principal base de informação do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica?

Historicamente, a notificação compulsória tem sido a principal fonte da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo informação-decisão-ação.

Quais são os sistemas de informação de saúde?

Sistema de informações sobre nascidos vivos (SINASC) Sistema de informações da atenção básica (SIAB) Sistema de informação de agravos de notificação (SINAN) Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS)

Quais são indicadores de saúde?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.