Quais são os tipos de redação do Enem?

Quais são os tipos de redação do Enem?

Diferente de alguns vestibulares, o Enem cobra uma única estrutura de texto, que é a dissertativo-argumentativa. A proposta de redação vem acompanhada por textos de apoio, que podem ser pesquisas científicas, notícias, quadrinhos ou outras ilustrações.

Quais são as três partes de uma redação?

Dissertação é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O que deve conter no desenvolvimento de uma redação?

Desenvolvimento de uma redação

  • Causa – Hipótese – Consequência.
  • Domínio do assunto.
  • Use situações como exemplo.
  • Trajetória histórica.
  • Prós e contras.

O que colocar no desenvolvimento da redação do Enem?

A segunda parte da estrutura da redação do Enem é o desenvolvimento. Indica-se separar, pelo menos, dois parágrafos para se desenvolver o tema e a tese. É aqui que você deverá mostrar ao leitor que o seu ponto de vista a respeito do tema é coerente e talvez quem sabe convencê-lo de que é o certo.

O que falar no desenvolvimento 2?

Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução....Para ambos os parágrafos, empregue a seguinte estrutura:

  • (ii) Ideia inicial;
  • Argumentos; e.
  • (ia) Ideia e análise.

O que colocar no segundo parágrafo de uma redação?

No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto...”.

O que colocar na conclusão da redação?

Dicas para fazer uma boa conclusão

  1. Seja breve e não fique “enchendo linguiça” Uma conclusão não deve ser muito longa. ...
  2. Ressalte a ideia principal do texto, retomando a introdução. ...
  3. Resuma tudo o que foi dito. ...
  4. Apresente soluções para o que foi abordado. ...
  5. Usar clichês. ...
  6. Ser prolixo. ...
  7. Argumentar mais. ...
  8. Repetir o que já foi dito.

O que deve ter na proposta de intervenção?

Explore ações concretas, específicas e consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Uma proposta de intervenção adequada deve ser composta de um conjunto: "QUEM" fará "O QUE" e "COMO". Além disso, é importante lembrar que a proposta de intervenção deve estar intimamente relacionada ao desenvolvimento do texto.

Como fazer uma proposta de intervenção perfeita?

A proposta de intervenção deve ter vínculo com a tese e ser coerente com os argumentos usados na redação. Fique ligado, pois o texto precisa ter um encadeamento lógico. A proposta bem elaborada deve conter um detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.

O que é o detalhamento na proposta de intervenção?

Seguinte: o detalhamento é um “plus” na Prop. de Intervenção. Nada mais é do que você especificar algo a mais na PI. Como o professor Henrique (o Sincerão do MeSalva!) disse, o dissertativo-argumentativo é um texto engessado, trancado.

O que é o detalhamento na redação?

Detalhamento é o elemento que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. ... O detalhamento, por sua vez, é, justamente, um outro elemento, aquele que acrescenta informações à ação, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito.

O que é o detalhamento na conclusão?

DETALHAMENTO É o item que não pertence ao grupo dos elementos, mas acrescenta informações à ação interventiva, ao agente, ao modo/meio ou ao efeito. Para que a sua proposta esteja completa, é necessário apenas um detalhamento.

O que é um detalhamento?

Significado de Detalhamento substantivo masculino Ação ou efeito de detalhar. Explanação detalhada: na delegacia houve o detalhamento do crime. Rascunho que apresenta os dados gerais ou faz o delineamento de algo. [Arquitetura] Rascunho com as particularidades de um projeto.