Qual anemia era predominante na raça negra?

Qual anemia era predominante na raça negra?

Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. Sintomas: A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo.

Qual é a origem da anemia falciforme?

A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial.

Qual o genótipo da anemia falciforme?

Indivíduos normais apresentam genótipo HbAA (homozigose). A chamada anemia falciforme ocorre quando o indivíduo é HbSS (homozigose). Quando o indivíduo herda de um progenitor a HbA e do outro a HbS, diz-se que ele possui o traço falciforme (heterozigose).

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Como cuidar de um paciente com anemia falciforme?

O tratamento da Doença Falciforme exige o acompanhamento de uma equipe de saúde multidisciplinar, composta por médico, nutricionista, enfermeiro e outros profissionais que possam vir a ser necessários ao longo da vida. Esse acompanhamento ajuda a estabilizar a doença e melhorar a qualidade de vida do portador.

Quais os cuidados de enfermagem com anemia falciforme?

No cuidado ao paciente com anemia falciforme, o enfermeiro é peça fundamental nesse pro- cesso de cuidar, pois estabelece estratégias de participação ativa no autocuidado, orientações terapêuticas que estimulem a continuidade do tratamento, bem como as ações educativas que influenciam na promoção à saúde, tendo como ...

Quais são os tipos de anemia falciforme?

"A anemia falciforme caracteriza-se por apresentar glóbulos vermelhos com forma alterada, parecidos com uma foice - daí o nome. Já a talassemia é provocada por um gene que interfere na produção de hemoglobina, fazendo com que os glóbulos vermelhos fiquem menores e com menos hemoglobina que o normal", descreve a médica.

Quais os tipos de anemia mais grave?

Os principais tipos de anemias macrocíticas são:

  • Anemia megaloblástica. ...
  • Anemia de Fanconi. ...
  • Anemia perniciosa. ...
  • Anemia ferropriva. ...
  • Talassemia. ...
  • Anemia hemolítica. ...
  • Anemia falciforme. ...
  • Anemia aplástica.

Quem é portador de anemia falciforme pode andar de avião?

Pacientes portadores de anemia falciforme, em situações de hipóxia, podem ter crises de falcização, que são potencialmente fatais. Esses pacientes, portanto, não devem fazer viagens aéreas sem o uso de oxigênio suplementar.

Quem tem anemia falciforme pode tomar complexo B?

Vitaminas A, C, D e do complexo B são essenciais para o organismo. A pessoa que sofre com a doença também deve investir em algumas vitaminas. Para repor a vitamina A, necessária para proteger a pele mais sujeita à úlceras, é recomendado a cenoura e batata-doce.

Quem tem problemas de coração pode viajar de avião?

Insuficiência cardíaca grave e descompensada: não deve voar. Insuficiência cardíaca moderada: verificar com o médico se há necessidade de utilização de oxigênio durante o vôo. Revascularização cardíaca: aguardar duas semanas. Taquicardia ventricular ou supraventricular não controlada: não voar.

Quem não pode viajar de avião?

Insuficiência cardíaca grave e descompensada não deve voar. Se moderada, verificar com o medico se há necessidade de suporte de oxigênio. Revascularização cardíaca: aguardar 2 semanas. Taquicardia ventricular ou supraventricular não controlada: não voar.

Quem fez cirurgia do coração pode viajar de avião?

Não há nenhuma restrição relacionada ao uso de stents e viagens de avião. Angioplastia e colocação de stent em artéria carótida não impede que você tenha uma vida normal. O ideal é realizar acompanhamento, inicialmente semestral, com seu médico para avaliar se está tudo bem com o stent e com suas artérias do pescoço.

Quem fez cirurgia de ponte de safena pode andar de avião?

As pessoas submetidas à ponte de safena, sem complicações no pós-operatório,devem aguardar duas semanas antes de viajar de avião. Pessoas com insuficiência cardíaca grave não devem viajar.

Quanto tempo depois de uma cirurgia posso viajar?

Portanto, a dica geral é sempre esperar ao menos duas semanas para viajar após a cirurgia, seja de avião ou não. Entretanto, se você precisar mesmo viajar antes disso, a recomendação é esperar ao menos dois dias para cirurgias simples, como colonoscopia, e sete dias em casos de peridural ou raquianestesia.

O que é estendi no coração?

Um stent é um pequeno e expansível tubo tipo “malha”, feito de metal como aço inoxidável ou liga de cobalto. Os stents são utilizados para restaurarem o fluxo sanguíneo na artéria coronária e trazerem um ritmo quase normal.