Quais são as categorias das instituições privadas de ensino?

Quais são as categorias das instituições privadas de ensino?

As instituições privadas se enquadram em “particulares em sentido estrito”, comunitárias, confessionais e filantrópicas. A LDB orienta para a “capacidade de autofinanciamento” da iniciativa privada, assegurando o princípio da “gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais”.

O que diz o artigo 20 da LDB?

Artigo 20 da Lei nº 9.

Quais seriam as finalidades da educação básica de acordo com o artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996?

Art. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Quais os princípios pelos quais o ensino deve ser ministrado?

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: ... liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; 3.

Quais as principais mudanças que a partir da Constituição Federal de 1988 e da LDB 9394 de 1996 influenciam de forma significativa a gestão educacional brasileira?

Principais mudanças trazidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

  • Tornou a Educação Básica (Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio) obrigatória e gratuita;
  • Obrigou, aos poucos, a formação dos professores no Ensino Superior. ...
  • Ampliou, ainda que de forma tímida, a valorização dos professores.

O que diz a lei 9394 96 sobre a formação docente?

Artigo 62 da Lei nº 9.

Como é o EJA no Brasil?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade presencial ou a distância em que é possível concluir os estudos tanto do ensino fundamental quanto o do médio. O EJA é presencial e divido em duas etapas. Os módulos têm a duração de 6 meses, o que representa anos e séries do ensino regular.

Mais tópicos