O que é hiperplasia fibrosa inflamatória?

O que é hiperplasia fibrosa inflamatória?

Introdução: A hiperplasia fibrosa inflamatória é considerada uma lesão proveniente de uma reação hiperplásica do tecido conjuntivo fibroso, decorrente de um trauma crônico, tendo como fatores etiológicos as próteses mal adaptadas, dentes fraturados, raízes residuais, higiene bucal inadequada, diastemas e outros traumas ...

O que é hiperplasia gengival medicamentosa?

Resumo- A hiperplasia gengival medicamentosa é uma condição em que a gengiva apresenta um aumento de volume, devido ao uso frequente de determinados fármacos, sendo eles representados por três grupos: os antiepilépticos (fenitoína), os bloqueadores de canais de cálcio (nifedipina) e os imunossupressores (ciclosporina).

O que é hiperplasia na boca?

A hiperplasia fibrosa inflamatória consiste em uma lesão fibrosa inflamatória de desenvolvimento. É frequente na mucosa bucal em pacientes que fazem o uso de próteses mal adaptadas ou inadequadas1.

Quais as características da hiperplasia?

A hiperplasia é um aumento no número de células de um órgão ou tecido em decorrência de estímulos externos. Esse processo pode ocasionar um aumento do volume dos órgãos ou uma neoplasia benigna. Ela difere-se da hipertrofia, mas ambas podem ocorrer juntas em um processo de adaptação celular a determinados estímulos.

O que é hiperplasia em patologia?

– Aumento do número de células em um órgão ou tecido em resposta a um estímulo. – Só pode acontecer em tecidos que possuem células capazes de divisão. – Pode ser fisiológica ou patológica.

O que é linfóide no intestino?

Folículos longitudes sao células de defesa, organizadas, que podem ser encontradas na parede intestinal, comumente no apêndice. Foliculos linfóides são células de defasa agrupadas e que são normalmente encontradas no nosso intestino. Este achado é considerado normal.

O que é nódulo linfóide?

Nódulos linfóides são um achado comum, usualmente observados em associação com doenças inflamatórias crônicas, infecção, hemólise, síndromes mieloproliferativas e doenças auto-imunes. São, em geral, considerados reacionais.

O que significa linfóide?

Significado de Linfoide adjetivo Diz-se de uma variedade de tecido conjuntivo em que se formam linfócitos. Órgãos linfóides, órgãos abundantes em tecido linfóide (gânglios linfáticos, amígdalas, folículos fechados do intestino, baço).

O que é mieloide e linfóide?

As células-tronco mieloides originam as hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos), as plaquetas (ou trombócitos) e os leucócitos (glóbulos brancos), tais como neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos. Já as células-tronco linfoides dão origem aos linfócitos B e T.

Como são classificados os órgãos linfoides?

Os tecidos linfoides são classificados em primários e secundários. Os primários representam o local onde ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos. O timo e a medula óssea são tecidos primários, pois é o local onde amadurecem os linfócitos T e B respectivamente.

O que são as tonsilas?

As tonsilas palatinas, antigamente chamada de amígdalas, são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide, localizadas em ambos os lados da garganta.

O que são as tonsilas Faríngeas?

Tonsilas faríngeas: se localizam atrás das cavidades nasais e acima do palato mole. Produzem anticorpos e também fazem parte do sistema imunológico ajudando na defesa do organismo contra a invasão de agentes estranhos.

Quais são as tonsilas presentes no nosso corpo e qual a sua função?

As amídalas palatinas são duas pequenas estruturas arredondadas, em forma de amêndoas, localizadas na parte de trás da boca, ao lado da garganta (é possível vê-las quando abrimos bem a boca). Participam do processo respiratório e da deglutição, além de serem grandes aliadas do sistema linfático e imunológico.

O que quer dizer aumento das tonsilas palatinas?

Crianças com aumento do volume de tonsilas palatina e faríngea freqüentemente apresentam anormalidades respiratórias tais como ronco, respiração oral e apnéia do sono. Sabe-se que a obstrução de vias aéreas superiores e conseqüentemente a respiração oral podem resultar em problemas pulmonares.