O que é subluxação dentária?

O que é subluxação dentária?

Subluxação: Ocorre rompimento de um número maior de fibras do ligamento periodontal, aumentando as áreas de hemorragia e edema. Pode ser observado logo após o trauma sangramento pelo sulco gengival. Não há deslocamento do dente, mas pode haver uma leve mobilidade dental. Tratamento: seguir as Orientações Básicas.

O que é fratura coronária?

A fratura coronária é o tipo de lesão mais comum, geralmente surgida do resultado de um acidente, prática desportiva ou violência. Na maioria dos traumatismos dentários um tratamento rápido e apropriado pode diminuir seu impacto, tanto do ponto de vista da saúde bucal como estético.

O que pode causar fratura na raiz do dente?

Raízes quebradas ou fraturadas podem ser o resultado do enfraquecimento da estrutura dental por cárie dentária, infiltrações sob restaurações ou próteses dentárias, utilização inadequada de pinos metálicos, técnica incorreta para tratamento de canal (endodôntico), desgaste nas restaurações dentárias antigas com resina ...

Como saber se a raiz do dente está fraturada?

Sinais mais comuns para fraturas em raízes sob prótese dentárias

  1. sangramento gengival. ...
  2. abcesso e fístula gengival. ...
  3. mobilidade dentária excessiva. ...
  4. prótese dentária soltando-se com frequência. ...
  5. dor espontânea. ...
  6. dor durante a mastigação. ...
  7. sensação estranha ao mastigar. ...
  8. barulhos do tipo “cleques”

O que fazer quando a raiz do dente quebra?

Dependendo do nível em que a fratura ocorreu, ainda é possível fazer um tratamento endodôntico para tentar manter o dente, mas na maioria dos casos a extração é a conduta mais indicada. Quando a extração é inevitável, então é recomendada a substituição deste dente o mais rápido possível para evitar problemas no futuro.

Quando se perde a raiz do dente?

Também chamada de reabsorção radicular, essa complicação é uma lesão que acaba por encurtar a raiz do dente, fazendo assim, com que o dente perca volume. As causas podem ser bem variadas, já que podem ser tanto internas quanto externas.

Como recuperar a perda de massa óssea dentária?

Veja abaixo.

  1. Idade. Com o avançar da idade, é natural que ocorra a perda de massa óssea. ...
  2. Osteoporose. ...
  3. Limpeza bucal ruim. ...
  4. Perda de dente. ...
  5. Diabetes. ...
  6. Obturação. ...
  7. Enxerto ósseo. ...
  8. Regeneração Óssea Guiada (ROG)

O que significa baixa massa óssea?

A osteoporose é uma doença óssea caracterizada pela alteração na qualidade e quantidade (massa óssea) do osso acompanhada pelo aumento do risco de fraturas. É mais comum em mulheres na pós-menopausa e o diagnóstico é feito através do exame de densitometria óssea.

O que causa perda de massa óssea?

“Outras condições podem causar a perda de massa óssea, além da osteoporose. Osteomalácia, deficiências estrogênica, de cálcio e vitamina D, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo e doenças inflamatórias/neoplasias são alguns exemplos relevantes”, informa o geriatra Ricardo Komatsu.

Quais são os principais fatores que determinam a densidade óssea?

Os principais fatores associados a ele são: genética, sendo responsável por 60 a 80% (como exemplos: gene do receptor da vitamina D [VDR] e gene (COL 1A1) do colágeno tipo I) (Hampson et al, 1998); peso corporal, no qual a massa magra (músculos, principalmente) e também a massa gorda (tecido adiposo) são os principais ...

Quando ocorre o pico de densidade óssea?

O pico de massa óssea é atingido em torno dos 20 a 24 anos². Por isso, é fundamental garantir a ingestão adequada de cálcio, vitamina D e praticar exercícios mesmo quando somos jovens³.

O que é o aumento da densidade óssea?

O que quer dizer densidade óssea da coluna aumentada? Como dado isolado, sem outras informações, em princípio indica um superávit de massa óssea, ou seja, uma massa óssea acima do esperado estatisticamente para a idade, o que afastaria o risco de osteoporose vertebral.