Quais são os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Quais são os objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Conheça os 5 Principais Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos

  • Proteção da saúde pública. ...
  • Reduzir, Reutilizar e Reciclar. ...
  • Estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo. ...
  • Desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas. ...
  • Incentivo à indústria de reciclagem.

O que é a PNRS?

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”. O descarte desse resíduo não significa que ele não tem mais valor, mas sim que não é mais necessário para quem o descartou.

Quando foi criada a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Pensando nisso, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma Lei Federal ( que dispõe sobre os princípios, objetivos e instrumentos para alcançar o correto gerenciamento de resíduos. Saiba agora como funciona essa lei e como o país está cuidando dos seus resíduos!

Qual é a legislação dos resíduos sólidos?

Legislação aplicável aos resíduos sólidos Contudo, a principal é a lei nº que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). ... A lei, também, determina quais empresas deverão elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos e como deve ser realizada a destinação desses materiais.

Como funciona a política nacional de resíduos sólidos em seu município?

Trata-se, pois, de um elenco diversificado de ações, que prevê a realização de um amplo diagnóstico dos resíduos sólidos produzidos no município, com processos de destinação específicos para cada classe; fixação de metas a serem atingidas a nível local; criação e implementação de programas de capacitação técnica e ...

Como funciona o tratamento de resíduos sólidos no Brasil?

No tratamento de resíduos sólidos bioquímico, a decomposição da matéria é feita normalmente por seres vivos (bactérias e fungos). Nesse processo é feita a quebra de moléculas maiores, dependendo da tecnologia utilizada.

O que a PNRS determina como ações para os lixões municipais?

Sancionada em 2 de agosto de 2010, a PNRS determina ações como a extinção dos lixões do país e substituição por aterros sanitários, além da implantação da reciclagem, reuso, compostagem, tratamento do lixo e coleta seletiva nos municípios.

Por que foi criada uma lei que determina que os lixões sejam substituídos por aterros sanitários no Brasil?

De acordo com a PNRS, os lixões deveriam ter sido extintos e transformados em aterros sanitários até 2014, o que não aconteceu. Como justificativa para o não cumprimento da lei, Municípios e Estados reclamaram da falta de recursos para estimular a reciclagem e fechar os lixões.

Como o Brasil lida com o lixo e o impacto no meio ambiente?

Como resolver o problema Atualmente a gestão de resíduos é feita através da reciclagem, compostagem, aterro sanitário ou incineração. ... Além disso, também é necessário educar a sociedade sobre o lixo e seu impacto ambiental e a necessidade de reduzir o consumo de matérias primas e energia.

Qual a determinação da PNRS?

Como evidenciamos anteriormente, a PNRS determina que para acessar recursos financeiros da União para serviços de resíduos sólidos, os Municípios obrigatoriamente devem possuir o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

O que significa a sigla PNRS e para que serve?

Com o objetivo de estabelecer novas formas para reciclagem do lixo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é uma lei que foi sancionada em 2010 pelo ex-presidente Lula. ... A PNRS define diretrizes que devem ser seguidas em âmbito nacional para o tratamento dado a resíduos sólidos.

São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos Brainly?

Um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólido foi a instituição de uma ordem de prioridade para a gestão dos resíduos no Brasil, que consiste na: 1 - Não geração; 2 - Redução; 3 - Reutilização; 4 - Reciclagem; 5 - Tratamento dos resíduos sólidos; 6 - Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

O que é o princípio da responsabilidade compartilhada?

Entende-se por responsabilidade compartilhada um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, bem como dos consumidores e dos encarregados dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

São objetivos da responsabilidade compartilhada?

Nesse sentido, a responsabilidade compartilhada tem como objetivo explícito reduzir a geração de resíduos sólidos, do desperdício de material, da poluição, dos danos ao meio ambiente e do estímulo para que os mercados fabriquem, comprem e consumam produtos recicláveis.

O que é responsabilidade compartilhada e logística reversa?

A relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa foi definida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. ... Os responsáveis pelo manejo correto dos resíduos tem a responsabilidade compartilhada para que a destinação final seja realizada por meio de um sistema de logística reversa.

Como se aplica a responsabilidade compartilhada é a logística reversa no cotidiano?

Aplicação no cotidiano: artesanato com produtos recicláveis. Logística Reversa: é uma forma de se aplicar a responsabilidade compartilhado. São ações que viabilizam a coleta, assim como a restituição dos resíduos de empresas, para reaproveitamento.

São exemplos considerados de responsabilidade compartilhada e logística reversa?

São exemplos considerados de Responsabilidade Compartilhada e Logística Reversa: I - Coleta seletiva dos resíduos sólidos. II - Reciclagem de produtos, como: papel, óleo de cozinha, plásticos, metais, vidros, entre outros. III - Descarte de medicamentos, celulares, pilhas, baterias, entre outros.

De quem é a responsabilidade da logística reversa?

O sistema de logística reversa é um dos pontos mais importantes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Está ligado diretamente ao princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos entre fabricantes, comerciantes, consumidores e poder público.

O que é a chamada logística reversa?

A Logística Reversa também conhecida pelo Logística Inversa, é uma área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, onde se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada com o intuito de colaborar para a preservação ambiental.