Para que serve o VPL e TIR?

Para que serve o VPL e TIR?

O Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno permitem analisar a viabilidade financeira de projetos ou novos negócios, a partir das estimativas dos investimentos iniciais e retornos futuros (fluxos de caixa).

Qual a diferença entre VP e VPL?

VPL assemelha-se à função VP (valor presente). A principal diferença entre VP e VPL é que a primeira permite que os fluxos de caixa comecem no final ou no início do período. Diferentemente dos valores de fluxo de caixa da variável VPL, os fluxos de caixa VP devem ser constantes durante o período de investimento.

O que é Payback e VPL?

Na comparação entre alternativas de investimento, existem alguns métodos que podem ser utilizados. Analisaremos os três principais neste artigo: TIR (Taxa Interna de Retorno), payback (tempo de retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).

Como analisar o payback de uma empresa?

Divide-se o investimento inicial por esse resultado e tem-se o payback do projeto. Caso uma empresa tenha feito um investimento de R$ e o resultado médio mensal de seu fluxo de caixa corresponda a R$ 3.

Como fazer Payback simples?

Para calcular o Payback em meses ou anos, basta dividir o numero de peças necessárias para pagar o investimento, pelo numero estimado de peças a produzir no período.

Como calcular o payback no Excel?

Para calcular o momento exato em que ocorre o payback, basta dividir o valor do último saldo negativo pela soma do mesmo valor somado ao primeiro saldo positivo....VPL = VP/ (1 + TMA)^n;

  1. VPL = VP/ (1 + TMA)^n;
  2. VP = valor do fluxo de caixa presente;
  3. TMA = Taxa Mínima de Atratividade;
  4. n = período ou ano em questão.

Como fazer o cálculo da TIR no Excel?

Exemplo da TIR em Excel No exemplo abaixo colocamos todo o fluxo de caixa de em uma planilha e ao final, na última célula, digitamos " =TIR(B2:B6)", selecionamos Enter e obtemos a respectiva taxa de 5,192%.