Qual a razão de semelhança dos triângulos abaixo?

Qual a razão de semelhança dos triângulos abaixo?

Razão de semelhança Por exemplo, os triângulos abaixo são semelhantes: Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais. ... A razão de semelhança será k = 2. Podemos dizer que o triângulo ABC é 2 vezes maior que DEF ou que DEF é duas vezes menor que ABC.

Quando a semelhança entre estruturas animais não é sinal de parentesco mas conseguida pela ação da seleção natural sobre espécies de origens diferentes Fala-se em A convergência adaptativa B isolamento reprodutivo C irradiação adaptativa D isolamento geográfico e Alopatria?

Resposta. Explicação: Quando uma estrutura se apresenta semelhante em espécies diferentes, mas não possui a mesma origem embrionária, dizemos que ela é resultado de uma convergência adaptativa. Isso ocorre em decorrência de uma pressão evolutiva similar nessas espécies.

O que é uma estrutura homóloga?

Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.

O que são estruturas homólogas e Analogas?

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. ... Existem ainda órgãos que desempenham a mesma função, mas não possuem a mesma origem embrionária. Esses órgãos são chamados de análogos.

O que são estruturas analógicas?

Duas estruturas são consideradas análogas quando possuem a mesma função ou se assemelham morfologicamente, mas não estão relacionadas evolutivamente.

Como exemplo de órgãos homólogos podemos citar a asa da borboleta e do pássaro?

O braço humano e a asa da ave possuem funções diferentes, mas apresentam a mesma origem embrionária, sendo, portanto, órgãos homólogos.

São análogos os órgãos que desempenham a mesma função embora não possuam a mesma estrutura assim são considerados orgãos análogos?

(PUC Minas) São análogos os órgãos que desempenham a mesma função, embora não possuam a mesma estrutura. Assim, são considerados órgãos análogos * A) asas das aves e asas dos morcegos. B) nadadeiras da foca e patas do cavalo.

Quanto aos orgãos análogos podemos afirmar que?

Órgãos análogos são órgãos de seres vivos que desempenham funções semelhantes em diferentes organismos, porém apresentando origem embrionária e estruturas anatômicas diferentes. Ilustram o fenômeno da convergência adaptativa, o que reflete que evoluíram de antepassados distintos.

O que são homólogos o que eles indicam em termos de evolução?

Os órgãos homólogos são os que possuem semelhante origem embrionária, podendo ou não desempenhar as mesmas funções. Em termos de evolução indicam a irradiação adaptativa, onde várias espécies originaram de um ancestral em comum .

Por que órgãos estruturas homólogas são considerados evidências da evolução?

Resposta. Os orgãos homólogos são aqueles que apresentam estruturas iguais, mas funções diferentes e possuem origem em comum, por isso torna-se uma evidência evolutiva. Outras evidências são as dos fósseis, a comparação de embriões e análise do DNA.

Porque os testículos são semelhantes aos ovários?

Resposta. Os órgãos são homólogos pois ambos compartilham da mesma função no aparelho reprodutor: produção dos gametas, células sexuais.

O que são órgãos homólogos Por que essas estruturas constituem um argumento a favor do evolucionismo?

Essas estruturas constituem argumento a favor do evolucionismo porque os "mesmos órgãos" ão capazes de desempenhar diferentes funções, quando em outro organismo, tendo assim, evoluído de acordo com a necessidade de cada espécie. A característica não é que eles possuam a mesma estrutura mas sim mesma origem embrionária.

Quais são as evidências a favor da evolução?

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos.

Por que os órgãos vestigiais como o apêndice do ser humano e as estruturas homólogas em diferentes animais golfinho cavalo Ave morcego é o ser humano podem ser consideradas evidências evolutivas?

Resposta. Segundo a teoria da evolução, os organismos sofreram e sofrem modificações ao longo do tempo, sendo que novas espécies surgem a partir de algum ancestral comum. Se uma espécie tem o mesmo órgão que uma outra espécie, isso pode indicar que elas descendem de um mesmo ancestral comum, que possuía o tal órgão.