Quanto à responsabilidade civil é correto afirmar?

Quanto à responsabilidade civil é correto afirmar?

Considerando a responsabilidade civil do Estado e a aplicação da responsabilidade objetiva, é correto afirmar: ... O Estado responderá pelos danos causados a terceiros se decorrentes de fenômenos da natureza ou provocados por terceiros, porque a responsabilidade civil é objetiva.

É correto afirmar quanto à responsabilidade por ato de terceiro que?

a) A responsabilidade por ato de terceiro é objetiva e permite estender a obrigação de reparar o dano a pessoa diversa daquela que praticou a conduta danosa, desde que exista uma relação jurídica entre o causador do dano e o responsável pela indenização.

Para que ocorra a responsabilidade civil subjetiva basta a existência de um dano material ou moral e de uma ação ou omissão dolosa ou culposa?

Para que ocorra a responsabilidade civil subjetiva, basta a existência de um dano material ou moral e de uma ação ou omissão dolosa ou culposa. ... Na responsabilidade civil objetiva, a culpa exclusiva do prejudicado em nada altera a situação jurídica do causador do dano, o qual responderá independentemente de culpa.

É correto afirmar que a responsabilidade civil subjetiva?

Denomina-se responsabilidade civil subjetiva aquela causada por conduta culposa lato sensu, que envolve a culpa stricto sensu e o dolo. A culpa (stricto sensu) caracteriza-se quando o agente causador do dano praticar o ato com negligencia ou imprudência.

Quais as diferenças entre a responsabilidade subjetiva e a objetiva?

A diferença entre a responsabilidade subjetiva e a objetiva reside, basicamente, no fato de que a primeira depende da comprovação de dolo ou culpa, enquanto a segunda, estará caracterizada desde que o nexo causal esteja comprovado.