O que significa dizer que em um ponto de um campo elétrico o vetor campo elétrico tem 50 N C?

O que significa dizer que em um ponto de um campo elétrico o vetor campo elétrico tem 50 N C?

Portanto significa dizer que uma partícula colocada no local referido sofreria uma força elétrica vetorial de intensidade 50 N sendo essa carga de valor unitário "Q".

Qual o sentido do vetor campo elétrico quando a carga é positiva e quando é negativa?

A força elétrica e o vetor campo elétrico possuem mesma direção. Entretanto, convencionamos que terão mesmo sentido quando a carga de prova for positiva, e sentido contrário quando a carga de prova for negativa. Assim, o campo gerado por uma carga positiva é de afastamento. ...

Como desenhar o vetor campo elétrico?

Para desenharmos os vetores campo elétrico e força elétrica, podemos utilizar a regra da mão esquerda (figura lá embaixo). Veremos assim que o Vetor do campo elétrico é tangente as linhas de campo e o vetor da força elétrica é no mesmo sentidos dessas linhas.

Como são as linhas de força gerada pontual positiva e negativa?

Linhas de força produzidas por um par de cargas As linhas de força sempre partem das cargas positivas e chegam às cargas negativas. Linhas de força são tangentes à trajetória da carga.

Qual é o sinal das cargas elétricas?

Cargas elétricas positivas se repelem. Cargas elétricas negativas se repelem. Cargas elétricas de sinais contrários (positiva e negativa) se atraem.

O que acontece com cargas elétricas de mesmo sinal?

Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.