Quantas ligações faz o na?

Quantas ligações faz o na?

o nitrogênio(família 5A) faz 3 ligações covalentes, o fósforo(família 5A) faz 3 ligações covalentes , o enxofre(família 6A) faz 2 ligações covalentes.

Quantos elétrons o enxofre precisa para ficar estável?

* O enxofre possui 16 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 6. Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável.

Quando ocorre ligação dativa?

A ligação covalente dativa ocorre quando um átomo transfere elétrons, essa transferência é indicada pelo vetor (seta). Ligação covalente dativa ocorre quando um átomo compartilha seus elétrons. ... O átomo de enxofre (S) adquire seu octeto através da ligação com o oxigênio localizado à esquerda (ligação dupla coordenada).

O que é ligação dativa ou coordenada?

A ligação covalente dativa é um compartilhamento de pares de elétrons, em que estes são provenientes de um único átomo. ... Agora veremos um tipo especial de ligação covalente, a ligação covalente dativa, também chamada de ligação covalente coordenada.

O que é polaridade de ligação de exemplos?

Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será a polaridade da ligação. Um exemplo: a molécula de água é composta por hidrogênio (H) e oxigênio (O). Repare que de acordo com a escala, o “O” se encontra em uma extremidade e o “H” na outra, ou seja, estão bem distantes.