O que foram as duas diásporas gregas e qual a importância delas para o surgimento da Grécia antiga?

O que foram as duas diásporas gregas e qual a importância delas para o surgimento da Grécia antiga?

Já a Segunda Diáspora Grega, ocorrida no Século VIII antes de Cristo, foi a imigração em massa de gregos (que se "abarrotavam" nos povoamentos então estabelecidos) para novas regiões onde houvesse terra fértil, de modo a reduzir a superpopulação ao mesmo tempo que expandia o domínio dos gregos sobre o território ...

Como a população grega passou a se organizar socialmente durante este período após a primeira diáspora?

Cada geno era chefiado pelo homem mais velho e o poder era passado do pai para o filho primogênito. Tal organização surgiu na região da Grécia Antiga, logo após o evento denominado 1ª Diáspora Grega. A propriedade nos genos era comunal, ou seja, coletiva: plantavam e colhiam em conjunto.

Como foi o período homérico?

O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.

Que povo guerreiro provocou a primeira diáspora grega?

A Primeira Diáspora Grega foi marcada pelas invasões na Hélade. Entre 1500 e 1150 a.C. ocorreu o florescimento da Civilização Micênica. Os invasores dórios foram responsáveis por uma nova organização e divisão social na região.

Quais as principais características do período arcaico?

Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período.

Quais as principais características do período pré-homérico grego?

Características do Período Pré-homérico: Resumo O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia.

Quais eram as principais características da Educação do período homérico?

Educação no Período Homérico: Na época da aristocracia guerreira a educação tinha como objetivo a formação do nobre e visava o preparo para Guerra e para a capacidade de falar com facilidade. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejamento de armas, músicas, dança e cânticos.

Quais são os mais importantes sítios arqueológicos do período pré-homérico?

Os micênicos desenvolveram cidades muito bem fortificadas, diferentemente das cretenses, e isso aponta a existência de uma cultura militarista naquela civilização. As grandes cidades micênicas foram Micenas, Tirinto e Argos, nas quais o centro administrativo e o comercial também concentravam-se nos palácios.

Quais são os principais aspectos da cultura da Grécia antiga?

A cultura grega foi imensamente rica. ... O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o Paternon de Atenas e grande estátua de Zeus e Olímpia.

Qual era o centro da cultura grega?

Atenas

O que se estudava no centro da cultura grega?

De forma direta, os homens atenienses adultos decidiam os novos rumos da pólis e debatiam ciência, economia, relações sociais, filosofia e as melhores formas de fazer política. Além disso, a política e a ciência da Grécia Antiga deram origem a grandes nomes que estudamos até hoje.

Quais os legados da cultura grega?

O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá. ... O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental.

Quais os valores centrais da cultura grega?

Devemos manter o senso de responsabilidade em todos os aspectos da nossa vida. Compromisso e responsabilidade são conceitos que não dialogam. Uma pessoa que assume compromisso e cumpre com o que assumiu não pode ser uma pessoa responsável.

Qual foi a principal característica da cultura grega com a cultura oriental?

Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.

Por que dizemos que a nossa cultura tem grande influência na cultura grega?

Resposta. Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. ... Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

O que nós herdamos dos gregos?

Herdamos dos gregos os conceitos de cidadania e democracia. Eles foram os criadores dos jogos olímpicos, da filosofia, dos fundamentos da ciência e do teatro. Dos povos da antiguidade, foram os gregos que tiveram maior influência na formação da civilização ocidental.

Quais são considerados os maiores legados da cultura grega para a civilização ocidental?

Os gregos são responsáveis pela criação ou desenvolvimento da filosofia, da filosofia política, da pedagogia, de um modelo racional para explicar a natureza, do alfabeto que serviu de base para o alfabeto latino, pela religião tradicional dos romanos e por diversas formas artísticas (são os gregos os pais da tragédia, ...

Qual é o ideal clássico de beleza deixado pelos gregos?

Na sua constante busca da perfeição, os artistas gregos criaram uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio e a harmonia, valorizando as medidas proporcionadas, modelos de beleza ideal.