O que poderia ter sido feito para evitar o acidente com o césio 137?

O que poderia ter sido feito para evitar o acidente com o césio 137?

O próprio césio-137 é seguro contanto que não entre em contato direto com a sua pele ou que você não seja exposto à sua radiação por tempo excessivo e sem as medidas de segurança sendo rigorosamente respeitadas. E essa mesma radiação que é empregada na radioterapia.

Quais foram as doenças causadas pelo Césio-137?

O trabalhador exposto à radiação explica ainda que muita gente que esteve no local do acidente hoje tem problemas cardíacos, câncer e distúrbio mental, além de sofrer com preconceito. O Revista Brasil fala até o dia 13 de setembro sobre esse acidente radioativo.

O que que é radiação?

Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento.

Para que serve a radiação?

Para que serve Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

O que a radiação pode causar no organismo humano?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células.

Como identificar a radiação?

A radioatividade é invisível a olho nu, não tem cor, não tem cheiro nem gosto. Só pode ser percebida mesmo com o uso de equipamentos especiais, como um contador. Ela está presente em toda natureza.

Como saber se um material é radioativo?

Em geral, os elementos são considerados radioativos quando apresentam número atômico (indicativo do número de prótons no interior do núcleo do átomo) maior ou igual a 84, que é o número atômico referente ao elemento químico polônio. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)