Qual a diferença entre a reabsorção tubular e a secreção tubular?

Qual a diferença entre a reabsorção tubular e a secreção tubular?

Após sua formação, o filtrado glomerular caminha pelos túbulos renais e sua composição e volume são então modificados pelos mecanismos de reabsorção tubular (processo de transporte de uma substancia do interior tubular para o sangue que envolve o túbulo) e secreção tubular (processo no sentido inverso da reabsorção ...

Quais são as vias e mecanismos de reabsorção e secreção tubular?

Diferentes partes do néfron participam dos processos de reabsorção e secreção dessas substâncias. A composição do fluido tubular varia a medida que este passa pelos setores tubulares: túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e ducto coletor.

Por que a reabsorção tubular e seletiva?

Diferente da filtração glomerular, que é relativamente não seletiva (isto é, praticamente todos os solutos do plasma são filtrados, exceto as proteínas plasmáticas ou substâncias ligadas a elas), a reabsorção tubular é muito seletiva.

Como ocorre a reabsorção tubular proximal?

O túbulo contorcido proximal caracteriza-se por sua alta capacidade de reabsorção dos solutos filtrados que, na sua maioria, estão acoplados à reabsorção do sódio. Cerca de dois terços da carga de Na+, que é filtrada, é reabsorvida neste segmento do néfron principalmente através da via paracelular.

Como ocorre a reabsorção de glicose no túbulo proximal?

Morfologicamente, o túbulo proximal é dividido em três segmentos: 1, 2 e 3 (S1, S2 e S3) e nesta porção do néfron, a reabsorção de glicose ocorre por co-transportadores denominados “Sodium Glucose Transporters” (SGLTs), localizados na membrana apical da célula tubular.

Como ocorre a reabsorção de bicarbonato nos túbulos contorcidos proximais?

REABSORÇÃO DE BICARBONATO A reabsorção de HCO3- é indireta, uma vez que é removido do fluido tubular na forma de CO2 e H2O. Depois o bicarbonato sai pela membrana basolateral de co-transporte Na+ (HCO3-) e outros mecanismos como o tracador Cl- / HCO3- e Na+ (HCO3-).

Onde ocorre a reabsorção de bicarbonato?

Reabsorção renal de bicarbonato A maior parte da reabsorção do bicarbonato (quase 90%) ocorre no túbulo contornado proximal [Figura 2]. ... A diferença resulta de um processo complexo, que é facilitado pela maior quantidade de anidrase carbônica existente no lúmen do túbulo proximal.

Como ocorre a reabsorção no túbulo contorcido proximal dos principais íons e de água?

O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, cuja parede é formada por células adaptadas ao transporte ativo. Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. ... Ao passar pelo túbulo contorcido distal, que é permeável à água, ocorre reabsorção por osmose para os capilares sanguíneos.

Quais substâncias são absorvidas no túbulo distal?

- Secreção: Algumas substâncias presentes no sangue e que são indesejáveis ao organismo são absorvidas pelas células do túbulo contorcido distal. O ácido úrico e amônia fazem parte dessas substâncias que são retiradas dos capilares e lançadas ao líquido que formará a urina.

Qual a composição básica da urina?

Assim como a urina de outros animais, a urina humana é composta principalmente de água (91% a 96%), mas contém também ureia, ácido úrico, sal e outras substâncias. A urina é o produto final, resultante da excreção renal.

Como ocorre o processo de eliminação da urina?

O sangue filtrado sai dos rins pela veia renal, livre de excretas e rico em gás carbônico. De cada rim sai um tubo, os ureteres, que levam o produto da filtração e reabsorção (urina) até a um reservatório, a bexiga urinária, que tem por função armazenar a urina.