Qual era a proposta filosófica e artística do futurismo?

Qual era a proposta filosófica e artística do futurismo?

Visava o individualismo e sentimentalismo (Retratavam o que queriam de acordo com as técnicas do período),e focavam na invenção, mudança, produção, maquinário, guerra e glorificação do patriotismo. A arte era retratada extravagantemente, como em "Arranha-céus e túneis" de Fortunato Depero.

Como identificar um texto futurista?

Características do Futurismo

  1. Desvalorização da tradição e do moralismo;
  2. Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
  3. Propaganda como principal forma de comunicação;
  4. Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;

O que marca o início do futurismo?

Teve início com o “Manifesto Futurista”, do poeta italiano Filippo Marinetti, publicado no jornal francês Le Figaro, em 1909, que apresentava uma visão diferenciada do que se considerava belo, além de demonstrar oposição ao moralismo e ao passado.

Qual a influência do futurismo no Brasil?

O futurismo no Brasil teve como maiores influenciadores os artistas Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral que, por meio do Manifesto Antropófago, propagaram um novo modo de fazer arte, celebrando a cultura nacional e refutando o dogmatismo formal da arte acadêmica.

Porque os futuristas pregavam a destruição do passado?

O Futurismo foi um movimento realizado em Paris, em 1909, para defender a destruição do passado, destacando o ritmo de vida moderno e exaltando o futuro. ... III - O intento em reproduzir a velocidade dos objetos e tipos humanos no espaço era a maneira de captar o ritmo alucinante e estimulante da sociedade moderna.

Qual a relação existente entre Filippo Marinetti e o futurismo?

Origem do Futurismo O Futurismo teve intensa relação com a literatura, surgindo a partir do Manifesto Futurista, idealizado pelo escritor e poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti. ... O movimento futurista predominou principalmente na França e na Itália, onde os artistas se identificavam com o fascismo.