Como ocorre a destruição periodontal?

Como ocorre a destruição periodontal?

A degradação do tecido periodontal ocorre de maneira gradual sendo induzida principalmente por enzimas liberadas por células do sistema imunológico durante o processo inflamatório (Ebersole et al., 2013).

Qual o primeiro estágio da doença periodontal?

Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite.

Quais os mecanismos de defesa do sulco?

Mecanismos de defesa gengivais:

  • Extravasamento de fluido gengival;
  • Ação fagocitária de neutrófilos e macrófagos;
  • Descamação celular (epitélio juncional);
  • Ação de anticorpos (complemento);
  • Limitação do crescimento de microrganismos.

Como a gengiva é dividida?

A gengiva pode ser dividida topograficamente em: a) gengiva marginal ou livre, b) gengiva aderida ou inserida. Gengiva Marginal ou Livre: ... Em corte vestíbulo-lingual, a gengiva livre tem a forma triangular com duas vertentes: uma vertente marginal, voltada para a cavidade bucal e uma vertente voltada para o dente.

Qual o fator etiológico primário da doença periodontal?

O acúmulo de biofilme dental é o fator etiológico primário da doença periodontal5. Entretanto, existem fatores etiológicos secundários, que se classificam em locais ou predisponentes, facilitando a retenção do biofilme e dificultando sua remoção e modificadores, alterando a resposta imunológica do organismo6-1.

Porque na doença periodontal ocorre a destruição de forma direta dos tecidos periodontais?

Em uma situação que aconteça uma falha na resposta do sistema imunológico, ocorre a indução dos monócitos e linfócitos e consequentemente, liberação de mediadores inflamatórios como as citocinas que, ao motivar a destruição tecidual, originam a formação de bolsas periodontais e a destruição do osso alveolar, a ...

Quais os patógenos mais comuns na doença periodontal?

As principais bactérias da doença periodontal são Prevotella intermédia, Tannerella forsythia, Treponema denticola, Porphyromonas gingivalis. Essas bactérias em desequilíbrio com a microbiota da gengiva sinalizam inflamação para o sistema imune inato (neutrófilos e o sistema complemento).

Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?

A perda dentária por doença periodontal nos diabéticos também é maior do que aquela observada nos não diabéticos. Por outro lado, a doença periodontal favorece o aumento da glicemia no indivíduo diabético e o tratamento periodontal, favorece a estabilização da glicemia nesses indivíduos.

Quais as doenças sistêmicas que podem ser associadas com a doença periodontal?

“Existe uma relação, comprovada cientificamente da doença periodontal com diversas outras doenças do corpo, ditas como sistêmicas. Dentre elas podemos destacar a diabetes, problemas cardiovasculares e o estresse”, explica o periodontista Clébio Ferreira.

O que é uma doença sistêmica?

Doenças sistêmicas e suas manifestações. Uma doença sistêmica é, simplesmente, uma doença que afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, como nos demais casos. Um excelente exemplo é a gripe, que causa efeitos variados, como problemas de respiração, dores musculares e de cabeça entre outros.

O que é saúde periodontal?

A periodontia é a especialidade responsável pela manutenção dos tecidos que sustentam e protegem os dentes (gengiva e ossos), e atua na prevenção e tratamento de processos inflamatórios ou infecciosos, para garantir mais saúde e estética gengival às pessoas.

Qual a área da odontologia responsável pelo estudo e tratamento das doenças que afetam os tecidos ao redor dos dentes?

Periodontia: a doença periodontal A Periodontia é uma área odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes, dos quais fazem parte o ligamento periodontal, o osso e a gengiva ao redor do elemento dental.